Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Novas UPAs vão reforçar atendimento no sul do Piauí

UPA 24H

Os municípios de Floriano, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí serão beneficiados em 2013 com a construção de Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h. As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas ,compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.

“A UPA de Oeiras já está pronta. Será a primeira a ser entregue. Já adquirimos os equipamentos. Aguardamos agora a conclusão do projeto paisagístico da obra, que segue orientação do Ministério da Saúde”, explica Christianne Rocha, coordenadora das UPAS no Piauí.

Segundo a coordenadora, das cinco UPAs, somente a de Uruçuí será de porte 1. As quatro restantes serão do tipo 2. “A diferença principal é em relação a população que vai atender e a quantidade de profissionais e leitos”, ressalta.

Uma UPA de porte I, por exemplo, abrange uma área de 50 a 100 mil habitantes, com capacidade de atendimento de até 150 pacientes por dia; As unidades de porte II englobam uma área de até 200 mil habitantes com capacidade de atender até 300 pacientes diários.

“Além dessas cinco UPAS, o Piauí ainda terá outras unidades em Piripiri, Picos, Parnaíba, Corrente e Teresina. Na capital serão três. Uma totalmente nova no bairro Renascença e outras duas que estão sendo reformadas para virar uma UPA. Todas elas gerenciadas diretamente pelos municípios”, finaliza Christianne Rocha.

Ascom

Sair da versão mobile