ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Paciente com 101 anos morre um dia depois de vencer a Covid-19 e receber alta em Picos

A senhora Francisca Carvalho da Silva faleceu um dia depois de deixar o hospital Justino Luz, em Picos, onde havia vencido a Covid-19. A saída dela do hospital foi bastante comemorada pela família e pela equipe médica. Mas a idosa, que tinha 101 anos, sofreu uma crise respiratória quando chegou em casa.

Segundo Franklin Mendes, neto de Francisca, a família foi avisada pelos médicos do hospital de que, por conta da idade avançada, Francisca poderia não resistir a uma nova crise respiratória. Ela teve alta por volta das 9h de quinta-feira (4). Apesar de receber alta, ela precisaria de um acompanhamento médico, e a família a levou para Teresina.

Cartaz mostra "102 anos" de idade, mas completará 102 anos apenas em dezembro de 2020. — Foto: Divulgação/Hospital Regional Justino Luz
Cartaz mostra “102 anos” de idade, mas completará 102 anos apenas em dezembro de 2020. — Foto: Divulgação/Hospital Regional Justino Luz

Em Teresina, Francisca sentiu a falta de ar por volta das 19h de sexta-feira (5) e não resistiu. O corpo de Francisca foi levado para a sua cidade natal, Pimenteiras, a 94 km de Picos, e ela foi sepultada. Seguindo as recomendações de isolamento social, a família não fez velório.

“Ficamos sem acreditar. Ela não tinha comorbidades, e saiu do hospital com a pressão boa, em 12 por 8, os batimentos em 91. Mas tinha 101 anos, e uma saúde muito frágil”, disse Franklin.

Ainda segundo o neto, outras três pessoas da família, que moravam com Francisca, também testaram positivo para Covid-19 e estão sendo monitoradas.

16 dias infectada

Dona Francisca, que é da cidade de Pimenteiras, no dia 1º de junho deu entrada no Justino Luz com tosse seca e falta de ar. A paciente já vinha com o diagnóstico da Covid-19 há dezesseis dias. Sua saída da unidade foi comemorada pelos profissionais de saúde, com fotos e placas. Um cartaz exibido pela equipe de saúde mostra 102 anos, mas ela completaria a idade apenas em dezembro de 2020.

Aos 101 anos, Francisca era saudável e não tinha comorbidades, segundo o hospital.Para os familiares e profissionais de saúde que acompanharam o tratamento à base de medicamentos e oxigênio, sem necessidade de intubação, a recuperação foi considerada surpreendente.

Do G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui