DestaquesTodas as Notícias

Piauí é o terceiro estado que mais registra óbitos devido a motoristas embriagados no Brasil

Apesar da baixa desde a criação da Lei Seca, o Piauí ainda registra números altos de óbitos por acidente ocasionados por ingestão de bebida.

anuncio17 UNIFSA

A Lei Seca, que proíbe que o motorista dirija sob efeito de bebidas alcóolicas, completa 15 anos nesta segunda-feira (19/06). Infelizmente, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o Piauí registrou mais de nove óbitos por hora a cada 100 mil habitantes ocasionados por acidentes de trânsito onde o motorista está embriagado.

O dado assustador coloca o Piauí, proporcionalmente, em terceiro lugar de estados que mais registram mortes por acidentes provocados pelo uso de álcool, ficando atrás apenas de Tocantins e de Mato Grosso, que registraram mais de 11 óbitos por hora. Quanto as hospitalizações, o Piauí registrou 85,2 a cada 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, o Amazonas marcou 11,8, por exemplo.

Apesar das estatísticas terem diminuído nos últimos 15 anos, o Piauí ainda registra números altos de óbitos e hospitalizações causadas pela ingestão de bebidas alcóolicas. Apesar disso, o número registrado na pesquisa de 2021 ainda é 32% menor que em 2010, dois anos depois da criação da Lei Seca.

Para a socióloga, Mariana Thibes, coordenadora do Cisa, é difícil entender por que os estados registram números tão discrepantes de óbitos e hospitalizações.

“A educação da população tem um importante papel na segurança viária e, em relação à fiscalização, sabemos que quando não há continuidade o impacto na redução de mortes viárias tende a diminuir, apesar da existência de leis”, explica Mariana Thibes.

Fonte: Maira Campos

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.