Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Prefeito critica destruição de lixeiras públicas no centro de Picos

Lixeiras da campanha de coleta seletiva destruídas – Foto: Douglas Nunes

O meio ambiente de Picos continua no centro de polêmicas que envolvem a sociedade. A mais recente delas é a destruição de tambores de coleta seletiva do lixo espalhadas pelo centro da cidade.

Em uma imagem divulgada na internet pelo cineasta Douglas Nunes é possível observar a imensidão dos danos. Tambores de lixo que ficavam localizados na Praça João de Deus Filho, em frente ao Colégio São Lucas, foram completamente destruídos.

Em entrevista à Rádio Liderança FM, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva, afirmou que  episódios como esse são “lamentáveis”. De acordo com ele, a informação obtida pela secretaria é de que os vândalos usaram bombas para explodir as lixeiras.

Também indignado com a situação, o prefeito de Picos ressaltou analisar as situações “com muita tristeza”. “Nós colocamos os coletores nas ruas, infelizmente vêm alguns vândalo e destroem”, disse. O prefeito ainda pediu àqueles que presenciarem atos de destruição do patrimônio público procurem a polícia e denunciem.

Para o cineasta Douglas Nunes, o lixo encontrado na rua foi parar lá após ser descartado por alguém, cabendo, portanto, também à sociedade o zelo com o meio ambiente da cidade. Ele critica a falta de educação ambiental de alguns cidadãos picoenses.

“Há reclamações sobre as sujeiras pelas ruas da cidade Picos, além das praças e avenidas mesmo com a passagem regular dos caminhões coletores e das lixeiras recentemente colocadas em pontos estratégicos. No entanto, sempre encontramos lixo jogados nas ruas e esse lixo não vai parar nesses locais sozinho, então a culpa deve ser dos próprios moradores, mas nem todos fazem isso. Os que fazem são considerados vândalos”, ponderou.

Coleta Seletiva

A campanha de conscientização da população sobre o descarte do “lixo seco” e “lixo úmido” intitulada de programa socioambiental de Coleta Seletiva foi iniciada no último dia 03 de junho, há menos de um mês.

Coleta Seletiva
Sair da versão mobile