Prefeitura de Monsenhor Hipólito faz vistoria em transporte escolar

A prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito através da Secretaria de Administração realizou vistoria no transporte escolar, com objetivo de fiscalizar e orientar os proprietários e condutores dos veículos escolares em relação às normas do CONTRAN e da própria adequação dos mesmos, principalmente nos itens relacionados à segurança para a condução dos alunos, usuário dos serviços de transporte que residente em local de difícil acesso do ônibus escolar.

O secretário de administração Virgílio Neto esclarece que a medida segue orientação do prefeito municipal Zenon Bezerra que determinou a realização da vistoria em todos os veículos cadastrados no município e que estão à serviço do transporte de alunos. Todos os veículos fiscalizados recebe o selo atestando o cumprimento das normas do CONTRAN para fornecer os serviços de transporte escolar no município.
Uma das grandes preocupações, desde do início da administração do prefeito Zenon Bezerra foi a questão do transporte escolar, pois não compete ao município , a prefeitura não possui recursos suficientes para aquisição de ônibus escolares que garantam o transporte de todo o alunado, esse transporte é feito através de parcerias com o estado e com o governo federal, pois município de monsenhor Hipólito não possui frota suficiente para atender a demanda dos estudantes. Em razão disso, a administração é obrigada a contratar veículos não apropriados para transporte escolar do tipo 4 por 2, caminhonetes, D20, f1000, dentre outros que são veículos que conseguem transitar em algumas localidades rurais.

“Então esses veículos são os que fazem os transportes dos alunos ou para o colégio da zona rural ou para o local onde transita os ônibus. Então é o seguinte o FNDE, ele dá uma abertura para os veículos que possuem capota, possui bancos, fazerem os transportes desses alunos. Então essa é uma grande preocupação nossa, nós hoje estivemos fazendo vistoria desses veículos, conferindo se todos possuem capota, se possuem bancos, e para nosso contento todos os veículos que possuem rotas, todas as 16 rotas estão todos dentro das normas do CONTRAN. Já nos reunimos anteriormente com os condutores e proprietários dos veículos, informando sobre a responsabilidade de condução dos alunos, bem como à maneira de conduzir. Ao chegar numa casa que tem aquele aluno de menor, pequeno, sempre alertá-lo sobre as normas de segurança, disse Virgílio Neto.
Ainda conforme o secretário de administração, o prefeito Zenon acredita muito na educação e por isso mesmo, já passou a instrução de que nenhum aluno que queira estudar não vai ficar fora da escola. Então, a secretaria de administração e a secretaria de educação tem se reunido constantemente, buscando meios para levar os alunos para à escola. O secretário frisou ainda que o município está enfrentando momentos difíceis na questão financeira, pois a união e o estado querem que todos estejam na escola, mas não garantem os recursos necessários para que de fato aconteça.
“Vamos conversar com os nossos senadores, deputados federais e o governador Wellington Dias e busca de recursos para garantir o acesso desse aluno para escola, buscando na casa dele e deixando de volta. Hoje o município possui seis ônibus, mas ainda é insuficiente para atender a demanda, além de existir localidades que o acesso é difícil e o ônibus não trafega, motivo pelo qual temos que garantir outro tipo de veículo para transportar o aluno. Outra coisa que gostaria de frisar aqui é falta de responsabilidade de algumas pessoas que se escondem no anonimato para de forma leviana tentar denegrir a imagem do prefeito. Toda documentação da vistoria e os transportes também estão à disposição do ministério público para verificação, não há nada irregular. E volto a dizer, o prefeito é um incentivador da educação”, disse o secretário.

