Geral

Prorrogada linha de crédito para agricultores afetados pela estiagem

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]O Banco do Nordeste (BNB) decidiu prorrogar os prazos para o recebimento de propostas dentro da linha crédito FNE-Estiagem e para renegociação de prestações em atraso. Com as novas decisões, os produtores em débito podem procurar qualquer agência do BNB para negociar dívidas até o dia 30 de junho deste ano. Quem confirma as informações é o deputado federal Jesus Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

O parlamentar piauiense havia solicitado a prorrogação ao BNB temendo prejuízo aos pequenos produtores rurais que não conseguiram apresentar propostas até a data limite, dia 28 de fevereiro.

Agora, os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), afetados pela seca, têm até o final de maio para solicitarem o crédito emergencial ao Banco do Nordeste.

Estiagem na região de Picos- Reprodução
Estiagem na região de Picos

“O Governo Federal tem contribuído para a superação das dificuldades enfrentadas pelo Nordeste e nós precisamos fazer com que essa informação chegue aos pequenos produtores para que eles tenham tempo hábil de pleitear o financiamento”, afirmou Jesus Rodrigues.

A prorrogação inclui contratos de investimento e custeio. Para agricultores familiares, a linha investimento de crédito emergencial FNE-Estiagem tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.

Operacionalizados pelo Banco do Nordeste e oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), os recursos destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.

Desde julho de 2012, o Banco do Nordeste já contratou mais de R$ 2 bilhões no âmbito da linha de crédito. Os recursos foram distribuídos em 263 mil operações de crédito. Com informações do G1 Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.