Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Sala de Aula no Twitter

Twitter

Hoje vou compartilhar com vocês mais uma experiência do uso das Redes Sociais na Educação. Dá para imaginar o Twitter como uma sala de aula? É difícil utilizar qualquer uma destas ferramentas tecnológicas na educação online, mas hoje é um desafio para os professores.

Utilizar o Twitter como sala de aula está tornando-se comum. Esse aprendizado, além da sala de aula, vem sendo explorado de diversas formas. O professor de direito Alexandre Mazza (@professormazza) percebeu esse potencial da rede social (ainda tão pouco explorada na educação) e fez do Twitter uma extensão das suas aulas.

Além de ler o conteúdo compartilhado na rede, os alunos repassam aos seus seguidores. Respondem via celular, direto do trabalho, do ônibus e até mesmo nas horas de diversão. Hoje, o seu perfil tem mais de 110 mil seguidores, e foi considerado como “a personalidade do mundo jurídico mais influente nas redes sociais”. Toda essa popularidade foi devido a um sistema criado de revisão de provas pelo twitter. O aluno pode marcar um horário e ele tira todas as dúvidas. Portanto, passar muitas horas na internet não pode mais  ser considerado desperdício de tempo, já que “o Twitter poderia ser a maior sala de aula do mundo”, afirma o professor.

Chegou a hora acordar para a revolução, professores!. A coluna de hoje trouxe algumas dicas de como utilizar as redes sociais na prática pedagógica:

– Crie uma página da turma no Twitter e compartilhe links com seus alunos relacionados à disciplina.

– Selecione um gênero literário qualquer e comece uma história que é tweetada pelos alunos da turma, que contribuirão para a continuação da história.

– Promova votações acerca de assuntos polêmicos utilizando acontecimentos recentes, acontecimentos históricos ou acontecimentos científicos, utilizando o Twitter Poll (http://twtpoll.com/)

– Peça que os alunos selecionem palavras da semana e tweete-a na rede solicitando sinônimos, homônimos, antônimos ou raiz etimológica dessa palavra.

– Dê continuidade às discussões de uma aula no Twitter. Faça com que os alunos criem uma questão em 140 caracteres, dessa forma os alunos criam questões claras e concisas e desenvolvem capacidades de pesquisa.

– Incentive seus alunos a compartilharem na rede fatos acerca de tópicos da disciplina, para que os outros possam aprender, isto é, grupos de estudantes compartilham 10 fatos acerca de formas geométricas. E uma vez que um fato tenha sido divulgado, não poderá ser usado por outros grupos.

– Realize discussões online, em tempo-real no twitter, sobre qualquer assunto relevante.

Alguns professores estão aderindo ao Twitter e recebem o feedback da aula em tempo real, já que muitos alunos estão conectados por smartphones e notebooks. E estudantes já estão utilizando o microblog com propósitos educativos.

Veja depoimentos no vídeo abaixo:

Sala de Aula no Twitter

Sair da versão mobile