GeralSaúdeTodas as Notícias

Secretaria de Saúde de Picos prepara campanha de combate à Dengue e Chikungunya

anuncio17 UNIFSA
Campanha
Campanha

O Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya em todo o País está marcado para este sábado  (07/2). Diante da situação epidemiológica que o município de Picos vivenciou no ano passado e diante da gravidade que a Chikungunya vem se apresentando, a Secretaria Municipal de Saúde entende que apenas um dia não seria impactante ou resolutivo para combater  essas endemias. Pensando nisso um plano de ações está sendo traçado, envolvendo as mais diversas coordenações, incluindo a Atenção Básica, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa de Saúde na Escola (PSE), as universidades e formadores de opiniões com intuito de combater as doenças.

Uma reunião entre a gestora interina da pasta, Conceição Portela, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar e o Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, aconteceu na tarde de desta quarta – feira (04/02) para acertar os detalhes de como vai ser trabalhado a campanha.

“Vamos ter uma programação extensiva, a principio com os profissionais e parceiros, depois vamos descentralizar, onde cada equipe de saúde da família vai fazer sua programação dentro do seu bairro, com o apoio das coordenações e nós esperamos conseguir contornar essa situação que vem assustando todo o Brasil, não só aqui no nosso estado, frisou ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar.

No ano de 2014 foram notificados 907 casos de dengue no município de Picos, deste total 600 pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo dois casos com sinais de alarme. No mês de janeiro deste ano 16 pessoas apresentaram sintomas da doença, um caso já foi descartado e 15 continuam em investigação.  Com relação a Chikungunya, três casos estão sendo analisados e monitorados, ate o presente momento não foi confirmado.

“A Chikungunya esta assustando o norte principalmente, aqui no nordeste já no estado da Bahia e vai chegar aqui porque nós já estamos com três casos notificados como suspeitos, ainda não estão confirmados, mas estão notificados como suspeitas  e é bem mais grave, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar.

Além da Dengue e a Chikungunya outra endemia vem preocupando as autoridades de saúde de Picos e região, a Febre do Nilo Ocidental. A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está investigando a suspeita de um segundo caso no estado, o primeiro registro da doença foi no dia 09 de dezembro na cidade de Aroeiras do Itaim. Com base nisso a secretaria municipal de saúde também irá incluir no seu plano de ações atividades voltadas para a doença.

“Nós estamos bastante atentos a Febre do Nilo também, a população esta assustada, os profissionais de saúde estão redobrando a atenção, quando temos alguma suspeita, algum quadro viral com acometimento nervoso, de paralisa ou convulsão, agente já corre imediatamente, independentemente do dia ou horário e estamos contando com o apoio muito grande e muito importante do DR° Marcelo Luiz, que é a nossa referência no Natan Portella”, finalizou.

 Ascom SMS

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.