ad16
GeralTodas as Notícias

Secretário de Agricultura faz balanço dos primeiros dois meses de gestão

O gestor pontua ações que ele considera cruciais para o devido funcionamento da referida secretaria.

À frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento há pelo menos dois meses, Marcos Guimarães faz breve resumo de sua gestão. O gestor pontua ações que ele considera cruciais para o devido funcionamento da referida secretaria.

“Encontrei aqui algumas falhas que prejudicavam o andamento da secretaria. São pontos como máquinas quebradas, por exemplo. Demos início a todos os reparos de máquinas e também começamos outras ações como aração de terras”, comenta o gestor.

Secretário Marcos Guimarães faz balanço e discute novas metas de trabalho- Foto: CCOM

No que diz respeito a aração de terras, Marcos Guimarães explica que são mais de sete horas de trabalho que atendeu a todo complexo rural do município picoense em apenas dois meses de sua gestão. Disse ainda que a entrega de produtos como milho também foi retomada, onde, informa o gestor, que nove horas da entrega de milho em toda a região de Picos foi disponibilizada aos agricultores.

Já no que tange ao setor e máquinas agrícolas, Marcos Guimarães comenta que o município possui um leque de máquinas e implementos agrícolas que podem atender satisfatoriamente à ruralidade picoense. De acordo ele, foi feita ampla recuperação dos veículos que integram a frota pertencente ao município.

“Nós tínhamos apenas um trator funcionando. Hoje, temos cinco tratores, duas grades hidráulicas, três grades de arrasto, três batedeiras de milho e feijão, carroças, uma pá carregadeira, caminhão-pipa, uma caçamba e uma caminhonete para o nosso transporte.  Nós fizemos a recuperação de toda a frota disponível no nosso município para atender aos agricultores dessa nossa grande região. Ou seja, estamos disponibilizando nossos recursos com o objetivo de atender aos nossos agricultores e suas necessidades”, assegura o gestor.

Marcos Guimarães ainda ressalta que a prestação de contas junto ao público é uma obrigação do gestor, posto que as informações devem chagar a todos, numa espécie de transparência e respeito com a coisa pública.

Novos projetos

O gestor também comenta da sua intenção de implementar novos projetos direcionados ao setor agrícola local. Explica Marcos Guimarães, que entre tais projetos, estão reuniões de orientação de agricultores a respeito do uso da água para o consumo humano, além da construção de banheiros sanitários, entre outros.

“Quarta-feira teremos nossa primeira reunião na Lagoa dos Félix. Tai reuniões serão para conscientizar nossos agricultores sobre o uso da água para não prejudicar aquelas famílias mais humildes. É preciso conscientizar os agricultores sobre o uso dessa água em primeiro momento”, explica.

Marcos Guimarães informou ainda que está encaminhando pedido à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), solicitação de construção de banheiros sanitários para comunidades remotas que ainda não possuem nenhum tipo de saneamento básico.

Além da solicitação dos referidos banheiros sanitários que irão atender às necessidade das comunidades agrícolas carentes do município picoense, o gestor revela ainda que está em pauta o aumento da rede de abastecimento de água a qual propõe atender comunidades rurais as quais não recebem água potável encanada.

“Estamos indo à Teresina em busca de recursos junto à SDR para a construção de banheiros sanitários. Sabemos que existem alguns locais sem nenhum tipo de saneamento. Além disso, queremos tratar ainda do projeto de ampliação da rede de abastecimento de água em locais desabastecidos.  Portanto, estamos com esses objetivos”, adianta.

CCOM

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade