

Este é um programa desenvolvido para que a criança seja alfabetizada nos três primeiros anos de contato com a escola, dando o direito de ler e escrever, indeferindo assim a inviolabilidade da alfabetização.
Seu objetivo principal é trabalhar o ciclo da alfabetização, que é primeiro, segundo e terceiro ano, que foi aprovado pelo PAIC (Programa palavra de criança) para que as crianças aprendam ler e escrever até os 08 anos de idade.
Este projeto iniciou-se no Piauí, foi implantado também pela Universidade Federal do Ceará e agora o MEC fez a adesão, a UNECO e UNICEF já tinham aderido, pois afirmaram que a meta e a sistemática do programa são viáveis e produtivas.
São mais de 2.700 crianças inseridas no programa em Picos. Lançado em 2009 em algumas cidades do interior do Piauí, depois em Maranguape-CE. Picos realizou este ano, são 179 professores do ciclo. No mínimo mil famílias que estão nesse processo de “letramento”. Informou a coordenadora do programa Ana patrícia Gonçalves.
Ela afirmou ainda que: “Com a citação dos professores da metodologia de como o professor vai trabalhar com essas crianças e como ele irá se empenhar em ter esse compromisso com a família, e o gestor com a direção da escola. A língua portuguesa que enaltece o programa”.

Segundo a coordenadora, será feito um monitoramento através de relatórios, devido a existência de uma sistemática no programa, que vai acontecer com a família e com a escola, e será feito um monitoramento com o município, e a cada mês será enviado pra Teresina um relatório, para o instituto e para o UNICEF.
Cada aluno será avaliado individualmente, junto com o professor.
