
A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtac) através do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar de Picos deu início na manhã desta quinta-feira (17) à campanha em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a data é comemorado do dia 18 de maio.
A mobilização, segundo Alcebíades Araújo, coordenador do CREAS de Picos, é uma forma de trazer à tona a violência cometida contra crianças e adolescentes em todo o país. Panfletos com informações sobre as formas de denunciar a violência contra os menores e os locais indicados para a realização dessas denúncias foram distribuídos na Praça Félix Pacheco durante a manhã.
O abuso contra crianças e adolescentes, muitas vezes silencioso, já chega com maior frequência ao conhecimento dos órgãos de proteção dos direitos de criança e do adolescente. “Todos os dias o ‘Disque 100’ recebe milhares de ligações do país inteiro de pessoas preocupadas com crianças vítimas de abusos”, diz Joselma Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) acrescentando que apesar do esforço dos órgãos de Assistência Social, ainda faltam políticas públicas que contemplem medidas mais sérias contra os agressores.

O CMDCA trabalha em projeto de conscientização de crianças e adolescentes para que eles saibam quais são os seus direitos e se “autodefendam”. O Conselho Tutelar, por sua vez, trabalha com a ajuda da população, recebendo denúncias e notificando o Ministério Público Estadual sobre irregularidades relacionadas ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A vice-presidente do órgão, conselheira Francilda Araújo, lembra que em Picos os casos de violência sexual e abusos contra vulneráveis ainda são de intensidade moderada se comparados a crimes de repercussão nacional e com índices de brutalidade e violência alarmantes. “Nós temos muitos casos de violência que não são cruéis, não fisicamente, mas que ainda assim deixam as crianças com sequelas para o resto da vida”, comenta.
Nesta sexta-feira (18) a panfletagem será realizada na BR-316, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal tendo como público alvo caminhoneiros e viajantes que cortam as rodovias do país e podem ser decisivos na denúncia de crimes contra crianças e adolescentes praticados nas margens das BRs. O Conselho Tutelar realizará visitas noturnas em locais com situações de risco para os menores.
