Wellington Dias assina contrato para compra de 37 milhões de doses da vacina Sputinik
Casa dose da Sputinik V custou US$ 9,95

O governador Wellington Dias informou que, nesta quarta-feira (17), celebrou o contrato com o Ministério da Saúde e o Fundo Soberano Russo para a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V.
Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o governador comemorou a assinatura do contrato, que segundo ele, representa mais chances de vacinação para toda população brasileira.
“Além do contrato geral para a compra dessas doses da vacina, agora, celebramos individualmente o contrato com o estado do Piauí. Estamos com as equipes do Consórcio Nordeste e do Ministério da Saúde trabalhando um termo pela decisão de colocar essas doses a disposição na regra do Plano Nacional de Imunização. Vacina para o Piauí, mas também para todo o Brasil”, disse Wellington Dias.
De acordo com o governo do Estado, casa dose da Sputinik V custou US$ 9,95. As negociações para a compra de 37 milhões de doses da vacina foram concluídas na última segunda-feira (15) e o primeiro lote deve chegar em abril.

Aquisição das doses da Sputnik V é fruto de uma negociação do Consorcio Nordeste – grupo que reúne os nove governadores do nordeste e tem como presidente o governador Wellington Dias.
O Cronograma de entrega das doses adquiridas pelo Consorcio Nordeste é:
- Abril – 2 milhões de doses
- Maio – 5 milhões
- Junho – 10 milhões
- Julho – 20 milhões (possibilidade de 5 milhões ser antecipado para maio)
Segundo o governador, a Sputinik possui 94% de eficácia, o que está sendo confirmado diariamente pelos 51 países que estão aplicando o imunizante. “É uma comprovação na prática do sucesso da vacina russa”, afirmou Dias.
Cidade Verde