Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Wilson assina decreto de nomeação de 198 professores para a Uespi

UESPI de Picos - Foto: Arquivo

O governador Wilson Martins assinou no início da tarde desta quarta-feira (18) o decreto de nomeação de 198 professores efetivos para os quadros da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovados em concurso público realizado em dezembro de 2011.

“Uespi foi criada há 27 anos. Teve altos e baixos. Só agora o número de professores efetivos supera o de substitutos”, disse Wilson Martins. O governador destacou o impacto das nomeações na folha de pagamento: R$ 350 mil/mês. E finalizou: “A Uespi tem prioridade no Governo”.

Dos professores nomeados, 32 são doutores, 135 mestres e 31 são especialistas. Com a nomeação, serão preenchidas vagas nos campi de Teresina e do interior do estado.

Atualmente, a Uespi conta com cerca de 700 professores e uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 5 milhões (professores e servidores administrativos).

O vice-reitor da Uespi, Nouga Cardoso, disse que as nomeações representam um avanço. “Esses professores vão contribuir com a melhoria do ensino, o desenvolvimento da pesquisa e extensão”, ressaltou.

A demora das nomeações foi alvo de críticas por parte da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp/Uespi). Houve, inclusive, audiências no Ministério Público Estadual, para pedir que os concursados fossem chamados imediatamente.

Segundo a Adcesp, quase todos os cursos da instituição estavam enfrentando dificuldades: muitas disciplinas estavam sem aula por causa da falta de professores. Nesse rol, o 4° período do curso de Direito do Campus Clóvis Moura, em que 4 das 6 disciplinas estavam sem professores.

Fonte: PortalODia

Sair da versão mobile