EducaçãoGeralTodas as Notícias

Educadores aprovam documento base do PME durante Conferência Municipal de Educação

anuncio17 UNIFSA

A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta segunda-feira (01), a II Conferência Municipal de Educação com o objetivo de aprovar o documento base do Plano Municipal de Educação (PME). Esse plano busca garantir o direito à educação de qualidade para todos, através de metas estabelecidas pelo do Plano Nacional de Educação (PNE).

Reunidos no auditório da Universidade Federal do Piauí, educadores das redes federal, estadual e municipal de ensino, além de representantes de movimentos sociais e entidades de classe, discutiram, alteraram e votaram o plano que norteará a educação de Picos durante uma década.

Conferência Municipal de Educação-Foto: Romário Mendes
Conferência Municipal de Educação-Foto: Romário Mendes

Para o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, este é um momento histórico para o município. “Hoje, demos um passo importante para a educação picoense. Concretizamos uma discussão que visa melhorar cada vez mais o ensino no município. Esse documento foi construído com a participação de todos os sujeitos envolvidos com as questões educacionais, agora iremos nos preocupar com a execução dessas propostas.”

O secretário enfatizou os cuidados para a construção do PME. “São planejadas ações a serem executadas ao longo de 10 anos. Sabemos das dificuldades em implementar essas melhorias e, também, da dinamicidade dos fatos durante uma década. Exemplo disso, é a mudança da realidade educacional, com destaque para as instituições de nível superior. Claro, sem esquecer as transformações na educação base”.

Secretário de Educação, Padre Walmir Lima-Foto: Romário Mendes
Secretário de Educação, Padre Walmir Lima-Foto: Romário Mendes

A professora Edvânia Barros destaca a importância de discutir o PME “Construir um Plano Municipal de Educação de uma cidade, é muito mais do que atender a uma Lei. É comprometer-se com o sonho de justiça social, de igualdade de oportunidades de acesso e permanência, com sucesso, a uma educação com qualidade social numa escola pública, com condições de atender dignamente a cada um e cada uma que a ela se dirija. É planejar uma educação pautada no princípio da gestão democrática e do desenvolvimento humano.”

Conferência Municipal de Educação-Foto: Romário Mendes
Conferência Municipal de Educação-Foto: Romário Mendes

Os próximos passos para efetivação do PME são o envio do documento ao Legislativo Municipal, para que seja apreciado e votado pelos vereadores, em formato de Projeto de Lei (PL). Em seguida, o gestor municipal sancionará o plano decenário composto por 20 metas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.