DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Picos: CTA confirma 15 casos de HIV e 58 de Sífilis em 2019

Desses 15 casos de HIV diagnosticados , nove são do sexo masculino, cinco feminino e uma gestante.

anuncio17 UNIFSA

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos, constatou no ano 2019, cerca de 15 casos de HIV e 58 casos de Sífilis.

Segundo a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, O número de exames aumentou muito. “ Nós sabemos que essas doenças só são diagnosticada , quando realizam exames , então ouve esse aumento .  Depois do carnaval teve uma demanda maior aqui no CTA,  e até o presente momento nos temos 15 casos de HIV, que já foram diagnosticados e notificados e teve um aumento em Sífilis que passou de 41 para 58 casos”, falou a coordenadora.

Desses 15 casos de HIV diagnosticados , nove são do sexo masculino, cinco feminino e uma gestante. Já no caso da Sífilis o aumento é bem maior, foram 58 casos  constatados, sendo 27 do sexo masculino e 21 feminino.

Isabel Fontes explica que o CTA está disponível para a população. “Estamos divulgando que aqui no CTA quando a pessoa faz exames e é diagnosticados com alguma DSTs , nós encaminhamos para o médico e então ele já prescreve a medicação, “disse.

A coordenadora ainda destaca que a Sífilis  tem cura. “Basta fazer  a medicação com a benzetacil que já fica curado.  É importante que traga o parceiro para que o companheiro(a), também faça o tratamento pra não ter infeção, e o que acontece em muitos casos, um dos dois trata e o outro não, então ocorre a reinfecção”, finalizou.

Em relação à gestante, o CTA aconselha a fazer o tratamento  para que os bebês não nasçam com a Sífilis congênita.

Fonte: PortalR10

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.