DestaquesGeralTodas as Notícias

Secretaria de Saúde dá início a projeto de castração de animais de rua para controle populacional humanizado

Em reunião nesta segunda, 19 de julho, ficou decidido que a APAPI fará a triagem dos animais a serem castrados.

anuncio17 UNIFSA

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 19 de julho, ao projeto de castração gratuita de cães abandonados nas ruas.

O objetivo é implementar políticas públicas eficazes para o controle da população canina, de machos e fêmeas, de forma humanizada, diminuindo a procriação através da intervenção cirúrgica.

Pela manhã, o Secretário de Saúde, Aldo Gil de Medeiros e a Presidente da APAPI – Amigos Protetores dos Animais de Picos, Sanya Elayne, estiveram reunidos para acertar os detalhes dos procedimentos necessários para localizar e apreender os animais que serão levados até uma Clínica Veterinária para a castração. Também participaram do encontro o Coordenador Administrativo Edivan Sousa e o Veterinário Fagner.

“Nós estamos atendendo a um apelo da população para enfrentar a questão dos animais abandonados, de forma humana, tomando as precauções necessárias para que eles sejam bem tratados, operados e, assim, diminuir a velocidade de procriação. É muito importante essa parceria com a APAPI, já que os protetores estão todos os dias trabalhando voluntariamente na alimentação, resgates e tratamentos desses animais e irão nos ajudar a mapear os pontos mais críticos da cidade” disse Aldo Gil.

Sânya Elayne explicou que o projeto de castração é um sonho de muito tempo da APAPI e que é um momento de comemoração de anos de luta:

“Desde a fundação da APAPI, em 2015, a gente vem lutando, primeiro pela criação da Lei que tramitou na Câmara e foi sancionada pelo Prefeito, depois  pela aprovação desse projeto.  Nós entendemos que a castração é a única medida que pode realmente diminuir o abandono, a fome e a dor dos animais de rua. Nosso trabalho é voluntário, diário e muitas vezes nos sentimos impotentes diante da quantidade de casos cada vez mais graves de maus tratos criminosos, de fome, de sede e de animais acidentados. Nós agradecemos ao Secretário de Saúde que fez agora o que ninguém fez antes: Dar início à castração de animais abandonados” disse Sanya Elayne.

Pelo projeto serão castrados, por dia, quatro machos e uma fêmea e a APAPI ficou encarregada de mapear os locais e auxiliar tanto no resgate quanto no pós operatório dos animais que não poderão ser devolvidos para a rua antes de estarem cicatrizados.

A APAPI vai criar um cadastro geral de todos os animais e uma forma de assinalar os já castrados para que não sejam recolhidos novamente em uma operação futura.

O Centro de Zoonoses irá disponibilizar o veículo para resgate, transporte  e ainda pessoal treinado para a apreensão dos animais.

A Secretaria de Saúde arcará com os custos de todo o processo.

“Estamos colocando a estrutura da Secretaria de Saúde, através do Centro de Zoonoses para dar andamento ao projeto. Sabemos que não resolve a situação de imediato, mas o mais importante é dar início às ações e colher os resultados mais adiante.  Somos contra o abandono e é dever do poder público fazer tudo ao seu alcance, mesmo com algumas limitações de estrutura e recursos, para agir em prol dos animais e dar uma resposta à população que nos cobra o controle de zoonoses e com relação aos riscos que esses animais trazem para si mesmos e para as pessoas” concluiu Aldo.

O primeiro bairro contemplado será a COHAB e os protetores já se mobilizam para cadastrar animais e lares temporários possíveis, além de contatar protetores que cuidam de cães comunitários no local para que eles sejam castrados nesta primeira etapa.

Ccom PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.