O diretor Clínicio do Hospital Regional Justino Luz, médico cardiologista Raimundo Reis informou que a meta da nova gestão do HRJL era humanizar o atendimento à saúde e garantir a funcionalidade da escala médica 24h, desafios já superados pela equipe.
Com o objetivo de melhorar o pronto atendimento emergencial do hospital foi elaborada uma escala de 24 horas com clínicas básicas de assistência médica, contendo um clínico geral, um pediatra, um obstetra, um cirurgião e um anestesista. A equipe contempla as necessidades emergênciais de pacientes com risco eminente de morte ou pelo menos com urgência clínica, garantindo em torno de 90% de cobertura.
Segundo Raimundo Reis as dificuldades surgem muitas vezes diante da demanda por atendimentos que poderiam ser realizados em outras unidades de saúde já que o Regional era para atender apenas os casos de urgência e emergência, mas termina ocupando os médicos com casos menos graves que poderiam ser feitos pelo próprio PSF de algumas cidades, mas que terminam aportando no Regional.
“Muitas vezes a equipe está na escala e de repente surge a necessidade de se fazer intervenções cirúrgicas de forma emergêncial, momento em que também chega várias ocorrências, muitas delas com problemas que poderiam ser resolvidos em outros locais e terminam sobrecarregando o Regional ” , disse Raimundo Reis.
Ele ainda acrescenta que poucos hospitais do Piauí tem essa escala tão bem coberta como a do Hospital Regional. O problema é que Picos recebe pacientes de toda macrorregião, causando uma demanda muito grande ao sistema o que consequentemente acarretaria a necessidade de se ter o dobro dos profissionais que o HRJL conta atualmente.