ad16
AutoPECASonline24.pt
CidadeDestaquesGeral

Abrigo Joaquim Monteiro faz campanha para arrecadação de fraldas

Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho
Foto: Moradores do abrigo Joaquim Monteiro de CArvalho – Maria Moura

Funcionando há quarenta anos, o abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho vem recebendo e amparando idosos que ajudaram a construir a história de Picos.

Um lar para muitos; para outros, o último lugar de repouso. Quartos brancos cheios de receptividade para acolher e confortar. Manhãs de sol e risos ao embalo do som dos pássaros atraídos pelas árvores e seus frutos. São assim os dias na única casa de repouso para idosos de Picos.

Com sete funcionários, as despesas são custeadas com o dinheiro da aposentadoria dos internos. Um salário mínino, na maioria das vezes. Com capacidade para trinta, o abrigo atualmente conta com dez pessoas vivendo na “melhor idade”.

“Cada idoso tem a sua aposentadoria. O dinheiro que temos certo é esse, as demais despesas são custeadas a partir de doações”, ressalta Socorro Fortaleza, presidente do abrigo. Ela explica ainda que a maior colaboração vem do Juizado Especial de Picos, que determina que um grande número de penas alternativas como doações de cestas básicas, sejam destinadas ao abrigo.

As instalações passam atualmente por uma reforma. Uma ala completa já foi reestruturada para se adequar às necessidades de seus habitantes. [imagebrowser id=15]

Campanha de arrecadação de fraldas geriátricas
Remédios e fraldas estão entre as principais despesas. Socorro Fortaleza afirma que no momento cinco idosos estão acamados, sem condições de se locomover e completamente dependentes do uso de fraldas geriátricas. “Eles usam em média trinta fraldas por dia”, diz ela.

Para reduzir os custos, uma campanha foi lançada e o abrigo está pedindo a contribuição da população para que fraldas geriátricas sejam doadas. Os pontos de recolhimento encontram-se distribuídos ao longo da cidade: Rádio Liderança FM, Reinaldo Construções, Cáritas Diocesana e também na sede do abrigo, na Avenida Senador Helvídio Nunes, altura do 3º BEC.

Dificuldades
Entre as principais dificuldades, a renovação da diretoria, que por quarenta anos permaneceu intocada, sendo renovada apenas em outubro de 2010. “Estamos dando os primeiros passos”, lembra Socorro Fortaleza. Ex-coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, ela diz ter conhecimento das dificuldades vividas pelos idosos na região. “Manter todos os idosos em condições dignas é uma tarefa árdua, mas necessária e gratificante”, pontua.

Etiquetas

3 Comentários

  1. My spouse and I stumbled over here by a different web address and thought I should check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward
    to looking over your web page yet again.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade