
Para a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Picos o número dos casos dengue vem sofrendo uma redução gradual. Segundo informações da coordenara da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria Onofre, até o final do mês de agosto haviam sido registrados 184 casos. Pelo menos 91 casos, que não correspondiam a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, foram descartados pela Secretaria.
Maria Onofre informa que até esta segunda-feira, 12 de setembro, não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica em Picos, a variante mais grave da doença. Baseando-se nos últimos anos a Vigilância Epidemiológica observa que o número de casos aumenta a partir do mês de maio, sofrendo uma lenta redução a partir de agosto.
Em Picos, 52 unidades de saúde e 30 equipes de PSF podem fazer a notificação dos casos de dengue. “As investigações são realizadas através das equipes de PSF desce neutralizadas”, explicou a coordenadora.
Sobre o nível de conscientização das famílias picoenses quanto ao risco do acúmulo de água parada, onde as larvas do mosquito Aedes Aegypti se proliferam, a enfermeira Maria Onofre acredita que as campanhas transmitidas pelos meios de comunicação de massa têm proporcionado mais informações às pessoas.
Com a falta de água constante em praticamente toda a cidade, muitas famílias se vêem refém do hábito de acumular água em grandes reservatórios.