Lentidão nas filas já era esperada, diz juiz eleitoral


Após ultrapassar as primeiras horas de votação, consideradas críticas pelo juiz eleitoral da 10ª Zona Eleitoral Adelmar Martins, a votação para escolha do novo gestor municipal e dos 15 vereadores que ocuparão a bancada da Câmara Municipal de Picos se encaminha para o final.
A menos de três horas do fim – os portões dos locais de votação serão fechados às 17h – os eleitores ainda têm dificuldades para votar. As filas são grandes em muitas seções e a espera pode ultrapassar duas horas, o que tem gerado irritação por parte do eleitorado.
A demora nas filas é justificada pela dificuldade na identificação biométrica de alguns eleitores. Mas, de acordo com Adelmar Martins, as dificuldades no processo estão relacionadas também à dificuldade que alguns mesários têm em manusear os equipamentos.

“Nós estamos preocupados. Essa é a primeira experiência que nós estamos tendo com a identificação biométrica, então há casos em que o mesário tem dificuldade em captar a impressão digital do eleitor. Por conta dessa dificuldade, o processo sofre, naturalmente, um retardo”, enfatiza o juiz.
Além do aumento do tempo de votação de cada eleitor, outra possível razão para a longa espera nas filas de votação é a agregação de uma seção com poucos eleitores a outra.
