Denúncias de crimes eleitorais superam expectativas em Picos


Desde as primeiras horas do dia as denúncias de compra de votos, transporte irregular de passageiros e boca de urna tem sido constantes no Cartório Eleitoral de Picos, através da 10ª e 62ª Zonas Eleitorais.
As denúncias chegam em grande parte por telefone e não precisam ser formalizadas para que haja a verificação por parte da Justiça Eleitoral.
Segundo Daniela Martins, chefe de cartório da 62ª Zona, inicialmente pensou-se em atender apenas os casos formalizados, no entanto, o grande percentual de denúncias fez com que novas medidas fossem tomadas visando ampliar a apuração das possíveis irregularidades.
“Inicialmente pensamos em só atender às denúncias caso elas fossem formalizadas, mas perdemos o controle porque à medida que o eleitor/cidadão vem até aqui e formaliza o flagrante já terá passado, e aí já não adianta mais”, explica.
Urnas
Os problemas que surgiram em algumas urnas no decorrer durante a votação foram rapidamente resolvidos sem que houvesse a necessidade de substituição de nenhuma urna. De acordo com Daniela, apenas no município de São José do Piauí três urnas eletrônicas apresentaram defeito e foram trocadas.