ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralTodas as Notícias

Em Santana do Piauí, 19 mulheres grávidas estão sendo monitoradas

No município de Santana do Piauí, distante 18 quilômetros de Picos, a infestação do mosquito de dengue tem preocupado as autoridade de Saúde da cidade. Dezenove mulheres grávidas estão sendo monitoradas devido ao risco de serem picadas pelo mosquito Aedes Aegypti, e contraírem o Zika Vírus, doença que segundo confirmação da Organização Mundial da Saúde pode provocar a Microcefalia.

Mosquito transmissor da dengue - Foto: Reprodução
Mosquito transmissor da dengue – Foto: Reprodução

De acordo com o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, das 100 amostras coletadas nos domicílios santanenses, 90 continham a larva do mosquito do Aedes Aegypti. Para tentar contornar a situação, um plano de ações mais enérgicas está sendo montado entre a Secretaria de Saúde, Coordenação de Endemias e o Governo do Estado.

“No nosso município não houveram registros do Zika Vírus, mas devido a infestação do mosquito temos de ter atenção dobrada por conta dos casos de Microcefalia. Então é importante que as gestantes também tomem medidas preventivas, como o uso de repelentes, roupas longas, e em caso de algum sintoma procurar as unidades básicas de Saúde do município”, disse o prefeito Ricardo Gonçalves.

O prefeito esclareceu ainda que a população deve somar forças junto à gestão e tomar os devidos cuidados contra o mosquito da dengue. Ricardo enfatizou ainda que os terrenos baldios serão limpos, e os postos de Saúde ficarão em alerta para os casos de pessoas com febre, sintomas semelhantes ao da dengue.

Em todo o Piauí já foram notificados somente neste ano 7.458 ocorrências de dengue.Até o momento, mais de 6 mil já foram confirmados. Em se tratando da microcefalia, 36 casos já foram contabilizados no Estado, e uma morte de bebê está sendo investigada.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade