A produção de mel na região de Picos em 2012 foi considerada a pior dos últimos anos, segundo alguns produtores e a Cooperativa Apícola da Micro-região de Picos LTDA (Campil). Muitos produtores picoenses estão migrando suas abelhas para outros estados, com destino ao Maranhão, onde está chovendo com maior frequência.
José Ribamar Duarte, produtor de mel em Picos, diz ter levado mais de 200 enxames de abelha para a cidade de Santa Luzia no Maranhão. “Paguei R$ 300 de aluguel para colocar os exames numa fazenda na cidade. Muitos produtores daqui de Picos levaram também para lá”, diz.
Como muitos apicultores perderam a produção de mel, principalmente aqueles que não tiveram condições de exporta seu produto para outros lugares, aclamam por programas do governo para enfrentar o período de estiagem. Segundo a gerente comercial da Campil, Roseni Josefa de Moura, o governo esqueceu os apicultores, que poderia ter uma atenção maior por parte das autoridades, já que Picos é conhecida com a capital do mel. “Falaram em programa do governo para agricultura, mais para a apicultura ninguém ver falar em nada, o que resta agora é rezamos para a situação melhorar”, lamenta.
Roseni relata ainda que a Campil vem oferecendo todo apoio aos apicultores principalmente em ajuda-los em realizar financiamentos em banco. “O papel da Campil é de orientar os apicultores, receber o produto, pagar o preço justo e também é a casa onde eles têm apoio”, frisou.