Governo do Estado garante água para irrigação em Picos
[ad#336×280]O governo vai garantir água para os moradores do povoado Torrões, no município de Picos, para que eles possam continuar produzindo banana e goiaba em áreas irrigadas que estão prejudicadas pela redução do nível do reservatório da barragem de Bocaina.
O governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) já firmaram parceira para o início das obras do sistema, que será alimentado por poços tubulares. O povoado é um grande produtor de doces do estado.
Os produtores de Torrões irrigam suas plantações com a água do rio Guaribas, liberada pela barragem de Bocaina, mas a seca afetou o reservatório, que hoje possui apenas 25% de sua capacidade. Com isso, a água está sendo usada preferencialmente para o abastecimento humano e animal.

O sistema de abastecimento d’água terá nove poços tubulares com profundidade de 120 metros e 4,5 quilômetros de rede de energia com subestações para as unidades de bombeamento. Terá também infraestrutura com armazenamento para 30 metros cúbicos em dois reservatórios, de 20 e 10 metros cúbicos respectivamente.
Para o governador Wilson Martins, incentivar a irrigação de pequenas propriedades tem sido uma das prioridades do governo. “Estamos garantindo aos trabalhadores do campo a oportunidade de produzir mais, de melhorar sua renda e de viver melhor”.