“Grito do Semiárido” reúne centenas de agricultores no Sul do Piauí


Por Maria Moura
Um grito ecoou forte pelas ruas de São Raimundo Nonato na manhã desta sexta-feira (3). As vozes de centenas de trabalhadores rurais se uniram em um único tom para chamar a atenção da sociedade civil e ao mesmo tempo cobrar ações efetivas do poder público para o problema da estiagem que assola milhares de famílias da região.
O ato denominado “Marcha do Grito do Semiárido”, organizado pelas entidades da sociedade civil, movimentos populares e organizações que formam o Fórum Territorial da Sociedade Civil Sobre Estiagem, reuniu aproximadamente mil trabalhadores rurais nas ruas do município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina. Homens e mulheres, jovens e adultos de mais de 22 cidades das regiões Sul e Sudeste do Piauí – todos com a “sede de políticas públicas” estampada no semblante, nos cartazes e nas falas.
– A manifestação deixa clara a preocupação do trabalhador enquanto as políticas públicas tão propaladas pelo governo não chegam ao produtor. É preciso que o trabalhador venha manifestar, venha gritar para que essas ações cheguem logo – lembra o produtor rural Aldo Assis, de 51 anos.
Como Aldo – que vive a aproximadamente 35 km de São Raimundo Nonato – centenas de agricultores se mobilizaram em caravanas e trouxeram para as ruas as dificuldades crescentes vivenciadas devido à seca dos últimos meses.

Uma audiência pública com representantes de órgãos públicos, entre eles Conab, MDA e Defesa Civil, foi realizada ao final da marcha e colocou em pauta a liberação de linhas de crédito para os agricultores, o acesso à água de qualidade para consumo e para produção, e a concretização de ações estruturantes para a convivência pacífica com os períodos de estiagem característicos do semiárido brasileiro.

– Com essa caminhada, as pessoas terão uma ideia da situação pela qual estamos passando. Uma mínima noção do que estamos vivendo – pontua o jovem Leandro Marques, filho de agricultores e estudante de 16 anos que cobra melhorias nas condições de vida do homem do campo.
Um documento conclusivo a respeito das questões discutidas durante audiência será preparado pelo Fórum Territorial da Sociedade Civil Sobre Estiagem.