DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Olimpíadas de Matemática: Colégio Machado de Picos dobra número de medalhas em 2024

Esse crescimento significativo indica uma melhoria no desempenho geral dos alunos na olimpíada de um ano para o outro.

anuncio17 UNIFSA

O Colégio Machado de Assis de Picos conseguiu dobrar o número de alunos medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. Pelo menos 109 alunos do colégio foram premiados em 2024, representando um crescimento de 105,66% em relação aos premiados de 2023, que foram 53. Esse crescimento significativo indica uma melhoria no desempenho geral dos alunos na olimpíada de um ano para o outro.

As conquistas também revelam uma forma inovadora de ensinar o conteúdo da disciplina de matemática, atestado pelo desempenho dos estudantes. Com isso, o Colégio Machado tem formado jovens educandos que no futuro estarão aptos a buscar profissões variadas – destacando-se aquelas que exigem conhecimentos da área de exatas.

O que são as Olimpíadas Canguru de Matemática?

São a maior competição internacional de Matemática do mundo destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição Internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 95 países. Este ano, 2,5 milhões de alunos do Brasil participaram das olimpíadas.

Medalhas conquistadas

Neste ano de 2024 as provas de matemática, válidas pelas olimpíadas, foram realizadas no mês de março. Dentre as 109 medalhas conquistadas pelos alunos do Colégio Machado de Assis de Picos, duas foram de ouro; 10 de prata; 41 de bronze; e 56 de honra ao mérito.

O aumento no número total de alunos premiados e a introdução de medalhas de ouro são indicadores positivos do progresso educacional. A redistribuição das medalhas sugere que os alunos estão alcançando níveis mais altos de competência, conforme evidenciado pelo aumento significativo nas medalhas de ouro, prata e bronze.

Distribuição das Medalhas

Medalhas de Ouro:
2023: 0
2024: 2

A introdução de medalhas de ouro em 2024 é um marco importante, demonstrando que alguns alunos alcançaram o nível mais alto de excelência na competição.

Medalhas de Prata:
2023: 2
2024: 10

Houve um aumento de 400% no número de medalhas de prata, de 2 em 2023 para 10 em 2024, sugerindo uma melhoria substancial no desempenho de alto nível.

Medalhas de Bronze:
2023: 12
2024: 41

O número de medalhas de bronze mais que triplicou , com um aumento de 241,66%, de 12 para 41. Isso indica que mais alunos estão atingindo níveis intermediários de excelência.

Medalhas de Honra ao Mérito:
2023: 39
2024: 56

Houve um aumento de 43,58% nas medalhas de honra ao mérito, sugerindo uma melhoria substancial no desempenho dos alunos.

A análise dos dados revela uma melhoria geral no desempenho dos alunos na Olimpíada de Matemática Canguru.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.