ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Pesquisa de professor da UESPI trata de rádios comunitárias via internet no sertão do Nordeste

[ad#336×280]Muito além do rádio via internet, as novas demandas comunicacionais apontam para a rádio comunitária via web. E mais do que isso: como essa oportunidade tem sido operado no sertão do Nordeste. Esse foi o tema da pesquisa desenvolvida por Orlando Berti, professor de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, que defendeu a tese de doutorado intitulada “Processos Comunicacionais nas Rádios Comunitárias do Sertão do Nordeste Brasileiro na Internet”.

“A comunicação comunitária é o que é mais se tem praticado em nosso Sertão e a Academia precisa dar respostas para isso”, afirma  Orlando Berti.  Durante suas pesquisas o professor percorreu cerca de 15.500 km visitando rádios comunitárias de cidades de oito estados do sertão nordestino: PI , CE, PE, AL, PB, BA, RN e SE.

Professor Orlando Berti
Professor Orlando Berti

A pesquisa utilizou como critério para selecionar as rádios a serem acompanhadas o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano- dessas cidades. “Eu visitei as cidades mais pobres de cada estado afim de provar que, ao contrário do que muitos pensam, existe comunitarismo na internet. Só no sertão do Piauí visitei 15 cidades e 30 rádios comunitárias”, explica Berti.

A tese foi apresentada na Universidade Metodista de São Paulo-UMESP e teve a orientação da pesquisadora Cicilia Peruzzo, destacado nome em pesquisa de Comunicação Comunitária no Brasil.

Núcleo de pesquisa em Comunicação Comunitária:

Antes mesmo de finalizada a tese, os estudos deram origem a criação do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária e Popular, que há dois anos, desenvolve atividades de pesquisa e extensão com alunos de Comunicação Social da UESPI de Picos. Em Teresina, no Campus Poeta Torquato Neto, a intenção é implementar um projeto semelhante, desta feita voltados à analise de comunidades carentes da periferia de Teresina que usam o rádio via internet. “O grande quê desses projetos é fazer com que a universidade e a sociedade encontrem respostas juntos”, pontua Berti.

Ascom Uespi

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade