Uma pesquisa realizada pelo Comando de Saúde da Polícia Rodoviária Federal no Posto de Picos esta semana constatou dados alarmantes: 52% dos caminhoneiros e motoristas admitiram consumir bebida alcoólica ao menos três vezes por semana.
Dos 100 motoristas abordados, 75% dos motoristas examinados declararam trabalhar mais de 8 horas por dia, o que configura carga excessiva de trabalho, extremamente prejudicial à concentração na direção do veículo e eventual propensão aos acidentes.
Outros dados: 22% declararam já haver se envolvido em acidente de trânsito; 75% estão acima do peso (IMC igual ou acima de 25); 20% têm pressão arterial elevada (acima de 14×9); 51% apresentaram dosagem de açúcar no sangue acima do normal e 59% triglicerídios alterados (acima de 149).
Durante o dia inteiro foram realizadas as seguintes atividades: verificação de pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia, colesterol e triglicérides; avaliação nutricional (na oportunidade foram verificados peso, altura, índice de massa corporal, circunferência abdominal e cervical, percentual de gordura corporal); teste de acuidade visual e auditiva, força manual, campo visual, visão estereoscópica, visão cromática, reação ao ofuscamento; distribuição de preservativos e material informativo sobre saúde e trânsito; administração de vacinas (contra tétano, febre amarela, rubéola, sarampo e hepatite B); e avaliação médica.
Ao final, os examinados com alteração foram atendidos por equipe médica e receberam orientações acerca dos procedimentos a serem adotados para retomada da condição de saúde. A Polícia Rodoviária Federal, associada aos parceiros antes citados, realiza esta atividade anualmente e espera alertar aos profissionais do volante a importância do controle sobre a saúde, com resultados na redução de acidentes.
Da Redação
[ad#ad-3] | [ad#ad-3] |