ad16
GeralTodas as Notícias

Qual a ordem dos assuntos de Geografia para o Enem?

A Geografia é uma matéria um pouco complicada de compreender e pode se sentir como uma matéria de exatas, porém é uma matéria que cai na seção de Ciências Humanas do Enem.

A prova de Geografia acontece no primeiro dia do Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, e para muitos que estão participando, os assuntos de Geografia para o Enem podem ser um mistério.

A Geografia é uma matéria um pouco complicada de compreender e pode se sentir como uma matéria de exatas, porém é uma matéria que cai na seção de Ciências Humanas do Enem.

Para entender o que é cobrado, qual a ordem e quais os assuntos de Geografia para o Enem para que seja feito um estudo correto e que ajude o estudante a chegar onde ele quer, esse artigo irá apontar quais os assuntos de Geografia caem na prova e qual a probabilidade de cada um cair.

Entender o que a prova irá passar é extremamente importante para que o estudante consiga estudar de forma correta. Um estudo correto pode levar até uma pontuação maior, abrindo portas para o estudante que realmente se dedicar a aprender esses assuntos. 

Para estudar da melhor forma, existem meios online como simuladores, um desses é o site https://www.proenem.com.br/enem/geografia/, que cobre assuntos de todas matérias, incluindo a seção de Geografia e todos os assuntos de Geografia para o Enem.

Assuntos de Geografia para o Enem

Para acertar todas as questões dessa matéria é preciso entender os assuntos de Geografia para o Enem e entender em qual ordem esses assuntos irão aparecer, o estudante deve manter em mente que a carga de estudo é grande e que o foco é essencial para ir bem nessa prova.

Geografia no Enem pode ser dividida em duas seções, a Geografia Física e a Geografia Humana. 

Os assuntos citados aqui podem ser cobrados, porém vale lembrar que existem diversos outros que podem aparecer, esses assuntos aparecem com mais frequência, portanto estão em ordem de frequência para a conveniência do estudante.

Problemas Ambientais

Essa matéria tem uma probabilidade de 15,5%, sendo a matéria mais alta em questão de probabilidade para ser um dos assuntos de Geografia no Enem. 

É um assunto atual que precisa de atenção, sendo problemas ambientais mundiais e do Brasil, como muito lixo na natureza, os impactos do humano contra o meio e o que esses impactos causam para nosso planeta.

É mais provável que a primeira questão que o estudante encontre em sua prova de Geografia seja uma envolvendo problemas ambientais, que faz parte da Geografia Física.

Urbanização

É a matéria que se encontra sendo a segunda mais cobrada e acaba sendo um dos assuntos de Geografia no Enem que vem após os problemas ambientais, tendo a cobrança de 10,0%, a urbanização estuda como o crescimento das cidades se liga ao movimento das populações rurais para a cidade e causa o evento da urbanização.

Globalização

A globalização é um assunto muito conhecido e atual que irá cair na prova do Enem logo após a urbanização, pois é cobrado com o total de 9,1%. 

É um assunto que cobre o processo de diminuição ou ausência de barreiras econômicas ou migratórias entre países diferentes. Cobre muito as relações sociais entre os povos do mundo.

Água (hidrografia)

Um dos assuntos de Geografia para o Enem, a hidrografia tem sido uma pauta muito importante pela questão do aquecimento global e a escassez de água vindo à tona.

O estudante deve esperar questões geopolíticas sobre a água, como a questão de bacias hidrográficas sendo destruídas para a adição de novas usinas. 

Além disso, o estudante deve focar na distribuição de água, não apenas no Brasil mas ao redor do mundo, e como a mesma está relacionada com a desigualdade social.

Apesar de ser um assunto da Geografia Física, é importante sempre se lembrar que continua sendo uma matéria de humanas e cobra do estudante questões sociais atuais.

Essa matéria tem a probabilidade de 3,9% de ser um dos assuntos da Geografia no Enem.

Conclusão

Existem diversas outras matérias que irão precisar da atenção do estudante, por isso usar de meios como simuladores online para o Enem e manter os estudos em dia até o dia da prova irá ajudar que o estudante consiga passar com facilidade.

Os assuntos de Geografia para o Enem podem parecer difíceis, porém com estudo e dedicação eles irão se tornar fáceis e rápidos de entender.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade