ad16
Saúde

Sesapi convoca reunião sobre 2ª fase da campanha do Sarampo

Para intensificar os índices da cobertura da vacina contra o Sarampo no Piauí, a Secretaria estadual de Saúde, através da Coordenadoria de Imunização, realiza nesta quinta-feira (18/08) reunião com diretores dos hospitais regionais. O objetivo é acompanhar de perto o desenvolvimento da 2ª fase da campanha em todos os municípios.

A reunião será realizada no prédio do Cerest (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), a apartir das 8:00hs, na Rua Pernambuco, 2464, no bairro Primavera. O encontro também será direcionado a enfermeiros e secretários municipais.

Campanha de vacinação
Campanha de vacinação contra sarampo segue até 16 de setembro - Foto: Ilustração

Na oportunidade os gestores irão seguir as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, feitas pela coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes.

De acordo com Doralice Lopes, no Piauí, a meta é vacinar 307.700 crianças. Ela afirma que no ano passado o Estado alcançou a casa dos 94%, ficando assim bem próxima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. “Por isso a importância de estarmos monitorando esses municípios, a reunião vai debater como poderemos acompanhar melhor cada cidade e como iremos atingir aquelas crianças que deixaram de ser vacinadas no ano passado”, disse a coordenadora.

Até o momento, o Piauí já atingiu 55,36% das crianças de um aos sete anos de idade. Para o Estado foram disponibilizadas 366 mil vacinas de combate ao sarampo.

Para a coordenadora de imunização, a campanha está num ritmo positivo, mas é preciso intensificar as ações naquelas cidades que ainda não atingiram nem a meta mínima, de 35%.

Doralice afirma que a Sesapi vai enviar aquelas cidades mais atrasadas equipes para dar apoio técnico e logístico caso seja necessário. “Existem cidades como Acauã, que mesmo depois de uma semana do inicio da vacinação, só atingiu até agora 4,50%, isso é muito pouco e precisamos apoiar e contar com o empenho das equipes de profissionais de saúde dessas  idades”, frisa.

Prazo para atingir cobertura de vacinação
A campanha de vacinação contra o Sarampo prossegue até o dia 16 de setembro, prazo que terá de ser repassado os resultados da cobertura dos estados para o Ministério da Saúde. Doralice explica que caso aquelas cidades que não conseguirem atingir a meta mínima de 35%, a campanha deverá ser estendida até o dia 14 de outubro.

Durante o encontro, também, serão abordados os procedimentos para vacinação contra o sarampo, cujo Dia D teve início no último sábado (13). A vacinação contra o sarampo foi colocada dentro da campanha contra a poliomielite devido a um surto da doença em alguns países da Europa e o risco dessa manifestação chegar ao Brasil, pois, apesar das constantes reduções, o país ainda não erradicou a doença.

“O objetivo é erradicarmos o sarampo até 2012 tendo em vista os jogos olímpicos e também a copa do Mundo, período em que pessoas do mundo inteiro estarão no Brasil e, para isso, estamos reforçando as campanhas de vacinação e vigilância em saúde para mantermos o vírus afastado e sem circulação no país”, declara Doralice Lopes.

Nesta segunda fase da campanha o foco serão as crianças e os adultos que, por ventura, viajaram para fora do país.

A coordenadora recomenda ainda que os pais não deixem de procurar os postos de saúde. “Temos que trabalhar para conseguir acelerar o desenvolvimento da campanha e assim manter o vírus bem longe, pedimos que para vacinar nossas crianças basta procurar os postos de saúde de cada cidade, que lá está uma equipe pronta para aplicar a vacina” comenta a coordenadora.

O sarampo é uma infecção causada por vírus que atinge o sistema respiratório. É uma doença contagiosa e tem como sintomas febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar, conjuntivite e dores pelo corpo. A principal forma de prevenção é através da vacina.

Fonte: Ascom

[ad#ad-3][ad#ad-3]
Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade