
Os policiais da Central de Flagrantes de Picos foram surpreendidos na madrugada deste domingo (4) pela tentativa de fuga de seis detentos.
De acordo com a Polícia Civil, a delegacia, que tem capacidade para dez presos, abrigava 18 pessoas no momento da ação. A superlotação torna comuns as tentativas de fuga.

A mais recente ocorreu por volta das 2h30 da madrugada de domingo. As grades das duas celas foram serradas e seis presos conseguiram chegar até os corredores da Central de Flagrantes.
“Percebemos uma movimentação de pessoas caminhando pelo corredor e quando fomos ver o que estava acontecendo percebemos que os presos haviam serrado o gradeado das duas celas e estavam tentando fugir”, informa o delegado Abelardo Oliveira, que lavrava um flagrante no momento em que percebeu a ação dos detentos.
A tentativa de fuga foi abortada e os presos voltaram para as celas. Abelardo explicou que os policiais não conseguiram localizar o material utilizado para serrar os gradeados. Para ele, o pouco número de efetivo é uma das dificuldades encontradas para prevenir e evitar as tentativas de fuga.

Segundo Abelardo, a entrada de materiais que facilitam a ação dos detentos ocorre principalmente durante as visitas femininas, que não podem ser revistadas pelos policiais do sexo masculino. Outra possibilidade é que o material chegue às mãos dos presos dentro da comida, levada, muitas vezes, pelas famílias.
As grades das celas foram soldadas novamente na manhã desta segunda-feira (5). Nenhum preso foi transferido.