DestaquesGeral

Audiência em Picos discute ações de enfrentamento à seca no semiárido piauiense

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Com o objetivo de debater sobre os problemas hídricos da região de Picos e as dificuldades encontradas pelas famílias agricultoras neste período de estiagem, foi realizada uma Audiência Pública nesta sexta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Picos. A iniciativa partiu do Ministério Público e da Procuradoria da República juntamente com a Caritas Diocesana e a sociedade Civil.

O evento contou com a participação de representantes da Articulação no Semi-Árido Piauiense (ASA-PI), o diretor da Defesa Civil no Piauí, Jerry Herbert, movimentos sociais, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, vereadores e prefeitos dos municípios vizinhos, representantes da Caritas Piauiense, Ministério Público e da Procuradoria.

Durante a audiência foram discutidas as ações emergenciais que serão implementadas, no sentido de combater os efeitos da pior seca das últimas décadas, como também as medidas que deverão ser adotadas para amenizar o sofrimento de agricultores e agricultoras familiares da região.

Plenário da Câmara Municipal lotado na Audiência Pública-Foto: Romário Mendes
Plenário da Câmara Municipal lotado na Audiência Pública-Foto: Romário Mendes

O procurador regional do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Cledson Lages, informou que a audiência tem como objetivo de ouvir todas a quelas pessoas, a sociedade civil organizada sobre este problema que atinge toda a população do semiárido.

“Estamos colhendo informações para que possamos subsidiar e cobrar dos gestores públicos e da esfera estadual, federal e municipal ações que visa a minimizar esse grande mal que aflige a população piauiense, especialmente as pessoas que vive no semiárido”, conta.

Procurador regional do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Cledson Lages-Foto: Romário Mendes
Procurador regional do Direito do Cidadão do Ministério Público Federal, Cledson Lages-Foto: Romário Mendes

Para o diretor de Defesa Civil no Piauí, o encontro é de suma importância, uma vez que a Audiência reúne vários órgãos e lideranças politicas de várias cidades.  Ele conta que o sertanejo terá que conviver com a seca e a Defesa Civil tem um papel de minimizar os efeitos para as pessoas sofrerem menos.

Ele informa ainda que o órgão trabalha com três projetos para amenizar o sofrimento dos sertanejos, das quais: Operação Carro-Pipa, perfuração e equipamentos de poços.

Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil do Piauí-Foto: Romário Mendes
Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil do Piauí-Foto: Romário Mendes

A Audiência tratava de um assunto importante para os gestores dos municípios, uma vez que a estiagem é dos principais problemas enfrentados pelos prefeitos nos últimos dois anos, porém poucos participaram do encontro, mostrando falta de interesse para amenizar a situação dos seus munícipes.

Presente no evento, o prefeito de Campo Grande do Piauí, Dr.Tico, lamenta a ausência dos colegas e avalia positivamente o evento.”É lamentável, mas sabemos que as ausências são em virtude de questões politicas,mas com essa audiência começamos a perceber que todos os segmentos da sociedade começar a sair dos gabinetes e é discutido com  esta problemática da estiagem”, diz.

Prefeito de Campo Grande do Piauí, Dr. Tico- Foto: Evandro Alberto
Prefeito de Campo Grande do Piauí, Dr. Tico- Foto: Evandro Alberto

O gestor informou que a estiagem é o principal problema enfrentado na cidade de Campo Grande e denuncia que por questões politicas, o município não vem sendo beneficiado com programas do governo estadual e federal para enfrentamento da seca.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.