A Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol (AMBMS) segue arrecadando dinheiro e materiais de construção para reerguer a moradia de Maria Tereza de Jesus, 73 anos. A idosa teve a casa destruída em um incêndio no início de dezembro de 2011.
Até o momento a campanha já arrecadou 32 sacos de cimento e mais de dois mil tijolos, o suficiente para iniciar a construção em ação coletiva realizada por moradores do bairro no último domingo (11). Segundo Fábio Charles, presidente da AMBMS e coordenador da ação, ainda faltam os materiais do telhado (90 metros de ripa e linhas), cerca mil tijolos e também areia.
Os interessados em ajudar podem doar ainda mobília e roupas. “Tudo é bem vindo, uma vez que todos os pertences dela [Tereza] foram consumidos pelo fogo”, lembra.
Uma luta paralela à da reconstrução da residência é a tentativa de tornar a idosa uma cidadã brasileira aos olhos da nação. Aos 73 anos, ela nunca chegou a ser registrada e não possui qualquer documento, estando impedida de ter acesso aos benefícios sociais assegurados pelo governo federal.
Sem parentes e amigos, o que se sabe a respeito do passado da idosa é limitado. Natural de Santana do Cariri (CE), ela afirma ter vindo para Picos ainda adolescente – com aproximadamente 13 anos – e que uma funcionária do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) identificada apenas como Sara estaria com seu batistério.
Até o momento não foi possível localizar essa funcionária e verificar a existência ou não do documento.