ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Coordenação da SME de Picos promove encontro com gestoras escolares‏

Encontro - Foto: Ascom

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (09) na Escola Municipal Padre Madeira de Picos um encontro com gestoras escolares das escolas municipais de Picos e professoras que trabalham com os Programas de Correção de Flux, Se Liga e Acelera Brasil onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Luísa Martins, além da facilitadora Elisete Rocha da SME e Verônica Rocha Coordenadora do Programa Correção de Flux.

Segundo Verônica, os programas tem o objetivo de corrigir a distorção idedae/série, visando elevar a autoestima de alunos repetentes. De acordo com ela, o programa Se Liga tem o foco voltado para alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Ao ser alfabetizado, o aluno pode retornar às turmas regulares ou frequentar o Acelera Brasil.

Uma das preocupações do Acelera Brasil é propor o combate dos baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de alunos na primeira fase do Ensino Fundamental, oportunizando o sucesso escolar os estudantes com distorção idade/série. Asssim, em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária, frisou Verônica.

Luísa Martins - Foto: Ascom

Para a coordenadora é importante que essa temática seja discutida sempre que necessários com professores e diretores das escolas municipais onde os programas funcionam, pois só assim os resultados e as trocas de experiências vão servindo para aprimorar cada vez mais os trabalhos.

Segundo Verônica Rocha os Programas de Correção de Flux do Instituto Ayrton Senna Se Liga Brasil e Acelera Brasil, possuem objetivos comuns, são tecnologias desenvolvidas para corrigir o fluxo escolar dos alunos na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Ainda de acordo com ela, a Correção de Fluxo proposta pelos Programas Se Liga e Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, baseia-se em dois eixos indissociáveis: o maior ajuste idade/série possível e a garantia de condições de aprendizagem para prosseguimento na vida escolar.

A coordenadora informou também que no decorrer do ano, o professor recebe a visita semanal de um supervisor, e este por sua vez, conta com a assistência técnica de um coordenador municipal, e o programa, como um todo, conta com assistência técnica de uma equipe especializada pela coordenação geral do IAS.

A mesma disse ainda que os programas são monitorados através de mecanismos formais de acompanhamento e controle. Esses instrumentos produzem informações atualizadas, de forma permanente, sobre o progresso de cada turma, o desenvolvimento de cada professor e a atuação de cada supervisor em cada município. Atualmente, o município de Picos atende 180 crianças na Correção de Flux, distribuídos em 12 turmas, sendo 5 turmas de Se Liga Brasil e 7 de Acelera Brasil.

Encontro de gestoras - Foto: Ascom
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade