Por João Paulo Leal
Terceiro na linha sucessória, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, assumirá interinamente o Governo do Estado na próxima semana. É o que informa o jornalista Elivaldo Barbosa, da TV Cidade Verde, de Teresina, que também tem um blog no portal Cidadeverde.com.
De acordo com Elivaldo Barbosa, o desembargador Edvaldo Moura assumirá o Governo do Estado por conta de viagem internacional do governador Wilson Martins aos Estados Unidos e o impedimento do vice-governador Moraes Souza Filho e do presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho de assumirem o cargo, pois estarão fora do Estado, cumprindo compromissos já agendados. O jornalista, porém, não revelou quantos dias o presidente do TJ-PI comandará o Estado.
Em sua extensa e bem sucedida carreira jurídica, o desembargador Edvaldo Moura vivenciou boa parte dela em Picos, onde foi juiz de Direito, juiz eleitoral e diretor do Fórum Helvídio Nunes de Barros. O magistrado também foi sócio-fundador da Academia de Letras da Região de Picos (ALERPI), professor e coordenador do curso de Direito da UESPI, Campus de Picos.
O desembargador Edvaldo Moura está concluindo seu mandato de presidente do Tribunal de Justiça. A eleição para escolha dos novos dirigentes já aconteceu, sendo eleita presidente a desembargadora Eulália Pinheiro Ribeiro Gonçalves. Ela será a primeira mulher a dirigir o TJ do Piauí e assumirá as funções de presidente em junho próximo. Os desembargadores Fernando Mendes e Francisco Antônio Paes Landim, foram eleitos vice-presidente e corregedor geral, respectivamente.