CidadeDestaquesGeral

Idosa que vivia em situação desumana se emociona ao receber casa

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Na manhã desta quarta-feira, 05 de novembro, a idosa Maria Josefa de Jesus, de 81 anos, que foi encontrada vivendo em situação desumana na periferia de Picos, recebeu as chaves da sua casa construída através da Igreja Católica e da colaboração dos fiéis.

Emoção ao receber as chaves da sua casa
Emoção ao receber as chaves da sua casa – Foto: Pascom

A construção da casa teve início após dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, tomar conhecimento através de uma líder da Pastoral da Criança sobre a realidade de abandono e miséria vivida pela idosa, que residia debaixo de um barraco construído de madeira e lona, sem as mínimas condições de moradia, saúde, saneamento e alimentação.

Com a divulgação da situação da idosa através dos meios de comunicação, a senhora Maria Josefa de Jesus conseguiu reencontrar seus familiares depois de 30 anos sem vê-los. Durante o encontro emocionado, a sua irmã Luzia Gomes tentou convence-la a trocar a vida no barraco para morar com os demais familiares na comunidade Caldeirão, município de Caridade do Piauí, mas a idosa Maria Josefa resistiu em deixar o seu único bem, que é o cercado onde estava o seu barraco no alto do Morro Caixa D’Água, Bairro São José em Picos-PI.

Desde então a Diocese de Picos, através da Cáritas Diocesana, Paróquias São José Operário e Paróquia São Simão, se empenhou com a construção de uma casa para a senhora Maria Josefa, contanto ainda com a colaboração de diversos fiéis que tiveram compaixão ao tomarem conhecimento daquela realidade.

A entrega das chaves foi realizada durante a Santa Missa no alto do Morro Caixa D’Água, às 6h da manhã, presidida por dom Plínio José e concelebrada pelo o Pe. Francidilso do Nascimento, Pároco da Paróquia São Simão, Pe. Adalto Vieira dos Santos Filho e Pe. David Barros, respectivamente Pároco e Vigário da Paróquia São José Operário, além da presença das religiosas e fiéis dos Bairros São José, Morada do Sol e Ipueiras.

Durante a homilia o Bispo Diocesano ressaltou a importância de cada um ter compaixão ao invés de ter pena daqueles que sofrem, explicando que a pena é apenas o sentimento sem nenhuma ação e que a compaixão é o sentimento de piedade somado a uma ação para transformar a realidade dos que sofrem.

“O caso da dona Maria Josefa de Jesus não resolve a situação dos pobres em nossa Diocese, mas é uma ação que deve ser repetida por cada um de nós, pois esta casa foi construída com a ajuda de muitos fiéis que ficaram sensibilizados e sentiram que era necessário fazer algo por esta idosa”, afirma.

Emocionada, Maria Josefa de Jesus não conseguiu dizer muitas palavras, apenas agradeceu entre lágrimas e sorrisos por ter o seu sonho realizado com a construção da casa. “Tudo isso foi feito por Deus”, afirmou aos repórteres.

A casa foi construída com dois cômodos, um banheiro e uma lavanderia externa, e já conta com alguns móveis, pois através da solidariedade dos fiéis a idosa conseguiu uma cama e colchão novos, mesa com cadeiras, fogão e botijão de gás, além da doação de parte dos materiais para obra.

De acordo com o Pe. Adalto Vieira dos Santos Filho, a mobilização para esta construção aconteceu através das bases, com o apoio da Pastoral Familiar e demais pastorais da Paróquia S. José Operário, além dos meios de comunicação. “As pessoas foram se sensibilizando com esta realidade, tiveram compaixão e fizeram acontecer a construção da casa da dona Maria Josefa de Jesus, são as mãos mais pobres as que mais se abrem para tudo dar”, acrescenta.

O Padre Francidilso do Nascimento além de ajudar no reencontro de Maria Josefa com os seus familiares depois de 30 anos, também mobilizou a população de Simões, terra natal da idosa, e de Caridade do Piauí, onde atualmente vivem alguns dos familiares na comunidade Caldeirão, para que todos pudessem ajudar na realização deste sonho.

“Nós fizemos algumas campanhas visitando as comunidades para que as pessoas também se sensibilizassem como um sinal de solidariedade para com a nossa irmã Maria Josefa de Jesus. Acredito que cada paroquiano pode hoje se sentir tocado e agradecer a Deus junto com ela, já que nós da Paróquia São Simão também pudemos ser um sinal de esperança na vida da idosa”, afirma.

Após a Celebração Eucarística toda comunidade reunida participou de um café comunitário oferecido pelos casais da Paróquia São José Operário, comemorando o momento de alegria da senhora Maria Josefa de Jesus, cuja realidade de vida se transformou após este gesto de compaixão e solidariedade. Com informações da PASCOM

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.