ad16
DestaquesSantana do PiauíTodas as Notícias

Incêndio em vegetação assusta moradores de Santana do Piauí

De acordo com registros o fogo está se propagando pela vegetação seca do Morro do Tombador, se alastrando pela matagal, assustando moradores daquela região da cidade.

Às vésperas do B-R-O-BRÓ, que compreende os meses de Setembro a Dezembro, período mais quente do ano no semiárido piauiense, a população de Santana do Piauí volta a sofrer com o desconforto provocado pelas queimadas.

O primeiro incêndio de grandes proporções verificado esse ano de 2018 em Santana, foi registrado na manhã desta Segunda-Feira (06/08), no sopé do Morro do Tombador, zona urbana do município. De acordo com informações extraoficiais o incêndio teria começado com a queima de lixo doméstico.

De acordo com registros o fogo está se propagando pela vegetação seca do Morro do Tombador, se alastrando pela matagal, assustando moradores daquela região da cidade.

Provavelmente por conta do incêndio parte do município registrou queda no sinal de INTERNET.

Mobilização

Desde os primeiros momentos a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, através das Secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, está mobilizada no sentido de evitar que as chamas atinjam as residências próximas. De acordo com o Secretário de Obras, José Leal, o Thi Zé, vários moradores também participam da Força Tarefa.

“A Prefeitura, via Secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, disponibilizou Carros-Pipa e funcionários das pastas para ajudar os moradores no combate às chamas. Depois de algumas horas de combate, o fogo aos poucos está se afastando do centro da cidade e indo em direção à Serra do Mocambo”, disse Thi Zé.

O Secretário disse que o treinamento básico de combate a incêndio, recentemente promovido pelo Corpo de Bombeiros de Picos, tem ajudado as equipes das Secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, combater as chamas.

Thi Zé pontuou apelando a os moradores santanenses que deixem de promover a queima do lixo doméstico ou atearem fogo no mato. De acordo com ele, os responsáveis podem ser penalizados.

Policiais Militares que prestam serviço em Santana do Piauí também estiveram no local do incêndio. O Comandante do policiamento no município, Ten. Gomes, disse que de acordo com informações colhidas no local, o fogo não tem origem criminosa, e seria resultado da queima de lixo doméstico.

O Comandante também se colocou à disposição da população santanense, no sentido de receber denúncia concreta a respeito de incendiários no município.

Em tempo

Essa não é a primeira vez que Santana do Piauí é atingida por fogo no mato, desde 2012, quando o ciclo das grandes secas começou na região semiárida, o município tem perdido quilómetros de mata nativa com inúmeros incêndios florestais.

Fonte: Santanahoje

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também