DestaquesGeralTodas as Notícias

Neurologista esclarece causas e cuidados com a Microcefalia

anuncio17 UNIFSA

Uma doença vem causando temor entre as mulheres grávidas, a microcefalia. No Estado do Piauí, já foram diagnosticados 36 casos da doença, considerando o período de janeiro a novembro.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota no último sábado, 28, associando a Zika Vírus, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, aos casos da Microcefalia no país.

O Ministério da Saúde confirmou no último sábado (28) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia
O Ministério da Saúde confirmou no último sábado (28) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia

Trazendo esclarecimentos sobre a doença, o neurologista  Gutenberg Rocha, estabelece a causa e medidas protetivas que a população, especialmente as mulheres grávidas podem estar aderindo.

Neurologista Gutenberg Rocha - Foto: Expressonotícia
Neurologista Gutenberg Rocha – Foto: Expressonotícia

O que é a microcefalia?

Gutenberg Rocha – é uma doença neurológica decorrente do não fechamento das fissuras do crânio [muleira]. Esse fechamento na criança ele ocorre em torno de um ano e três meses.

Em que fase da gestação da gravidez, a doença pode se desenvolver?

Gutenberg Rocha – Existem dois tipos de microcefalias – primárias e secundárias. A microcefalia primária pode se desenvolver até os primeiros sete meses de gestação. Já a Microcefalia secundária desenvolve após os sete meses de vida fetal, assim como depois do nascimento do bebê. Mas a fase em que existe maiores probabilidades de que se desenvolva a doença é nos três primeiros meses.

Qual a relação entre a microcefalia e o Zika Vírus?

Gutenberg Rocha – Existe evidências por conta do aumento de casos do Zika Vírus, especialmente no Nordeste, e da Microcefalia. Então já foi feito estudos com mulheres que adquiriram o Zika Vírus e tiveram crianças com Microcefalia. O estudo foi feito através de um líquido localizado na coluna da mulher, onde foi encontrado vestígios da virose.

Cuidados

O neurologista ainda enfatizou que nos Estados, onde houve uma incidência maior no número de casos, a exemplo do Piauí, é necessário que as mulheres tomem maiores cuidados na gravidez.

A recomendação é o uso de repelentes pelo corpo, roupas longas, protetor de janelas, mosquiteiro, e outros cuidados contra o combate do mosquito  transmissor.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.