

A Agespisa vai promover na cidade de Picos o seminário “Meio Ambiente, Saúde Pública e Cidadania”. O evento acontece na segunda-feira (21), no auditório da Universidade Federal do Piauí.
De acordo com Deuse Lages, da Gerência de Educação Ambiental e Serviço Social da Agespisa, o seminário é uma das atividades do projeto técnico e social referente à proposta de ampliação do esgotamento sanitário da cidade de Picos.
“Todo o projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário é realizado com recursos provenientes do Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal”, explica a gerente acrescentando que uma parte do valor da obra é destinada à parte social, visando envolver a comunidade no processo. “Queremos tornar a comunidade ciente da ampliação e os benefícios que o esgotamento sanitário traz para a população, além da sustentabilidade proporcionada pelo empreendimento”, declara.
Lúcia Alves, assistente social da Agespisa, destaca que os benefícios virão, principalmente, através da melhoria na saúde da população. Ela ressalta que o meio ambiente e a especulação imobiliária também são diretamente beneficiados pela medida.
O público alvo são estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Secretaria de Saúde, Professores, diretores de escolas, secretários municipais, e lideranças comunitárias.
Confira abaixo a programação completa:
09:15 horas – “Meio Ambiente, Saúde Pública e Cidadania”
Palestrante: Kleberson de Carvalho Martins – Geógrafo – Especialista em Ciências Ambientais – AGESPISA
09:45 horas – “ A importância dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a saúde coletiva”.
Palestrante: Antônio Araújo dos M. Moura Fé – Engenheiro Civil – AGESPISA
10:15 horas – Coquetel
10: 30 horas – “Gestão dos Resíduos Sólidos”
Palestrante: Msc. Avelar Damasceno Amorim/Engenheiro Agrônomo – Mestre em Tecnologia de Sementes – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico
11:05 – Espaço para perguntas e manifestações
12:00 horas – Intervalo para o Almoço
14:30 horas – “Doenças de Veiculação Hídrica”
Palestrante: Prof. Paulo César Lima Sales – Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFPI
15:05 horas – “Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos”
Palestrante – Ruthy Manuella de Brito Costa – Educadora Ambiental – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
15:40 horas – Espaço para perguntas e manifestações
16:30 horas – Avaliação e Encaminhamentos
17: 00 horas – Coquetel