DestaquesGeral

Seca será prolongada;Famílias ficam sem “bolsa” até fevereiro

anuncio17 UNIFSA
Animais mortos na seca do semiárido piauiense foto: Divulgação
Animais mortos na seca do semiárido piauiense foto: Divulgação

O governo está tomando novas medidas emergenciais para atender as quase 1 milhão de pessoas atingidas pela seca na região sul do Estado. São 199 municípios em estado de emergência e 187 já tiveram o reconhecimento do governo federal.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário Rubens Martins, de Desenvolvimento Rural, disse que os modelos meteorológicos estão prevendo o prolongamento do período de estiagem no Estado. No extremo sul, o período de chuva que já deveria estar começando, apresenta média abaixo do esperado.

Segundo o coronel Humberto Marques, comandante do 25º BC, o Exército contratará mais 50 carros-pipa para ampliar o trabalho. A Conab recebeu na noite de ontem (30) um carregamento de 200 toneladas de milho, que será distribuído para alimentação dos animais.

O superintendente da Conab, Alisson Pego, afirma que, até o final do ano, o estoque será suficiente para abastecer Teresina e o interior do Estado.

O superintendente da Defesa Civil, Ubiraci Rocha, afirmou que o órgão já recuperou 200 poços e, até dezembro, deverá recuperar outros 200 e construir mais 120.

Ainda segundo Rubens Martins, as pessoas atingidas pela seca que estão recebendo o Seguro Safra deverão ficar sem o benefício até fevereiro. Porém, o governo estuda uma medida para continuar auxiliando financeiramente as famílias.

“Algumas famílias já ficam sem o Garantia Safra em dezembro, outras em janeiro e outras em fevereiro. Estamos estudando transferir todas essas famílias para o Bolsa Estiagem”, assegurou. Com informações do Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.