Secretário assina edital para construir o novo hospital regional de Picos

[ad#336×280]Foi assinado no início da tarde desta segunda-feira (30) o edital de licitação do novo hospital regional de Picos. O processo licitatório ocorrerá no mês de fevereiro. A nova unidade terá três pavimentos, funcionará como hospital-escola e terá mais de 180 leitos de internação. A previsão de conclusão é de um ano e meio após o início das obras.
A área construída do novo hospital será de 13.500,00 m², distribuídos em três pavimentos. No térreo, funcionará a parte administrativa, consultórios, salas de cirurgia, internação, UTI adulto, neonatal e pediátrica, além de refeitório, lavanderia, almoxarifados e outras estruturas. Nos segundo pavimento, funcionarão o auditório, a biblioteca, duas salas de aula, além das salas de internação. No terceiro e último pavimento, mais leitos de internação, totalizando mais de 180.

O hospital será construído na BR 316, bairro Paraibinha, através do processo de licitação conhecido como Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Segundo Ernani Maia, secretário de saúde do Piauí, o hospital será de alta e média complexidade e de referência para alunos de medicina, já que será um hospital-escola. “Dentro de no máximo um ano e meio, após o início da obra, estaremos levando mais saúde e mais estrutura para Picos e toda a região. O novo hospital, além de desafogar os hospitais de Teresina, servirá para receber alunos de medicina, já que o curso já foi autorizado pelo MEC”, diz o gestor.
O hospital é a segunda unidade de saúde com edital assinado desde a última semana, quando o mesmo ocorreu com a nova maternidade do município. Ainda de acordo com o secretário, em março deve ser lançado o edital do novo hospital regional de Floriano.
Fonte: G1