Seminário de assistência social discute novas diretrizes em Picos
O evento, realizado no auditório do Piauí Shopping, teve início hoje e termina amanhã à tarde.
Numa parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, está sendo realizado o XI Seminário de Assistência Social da Região de Picos. O evento, realizado no auditório do Piauí Shopping, teve início hoje e termina amanhã à tarde.
De acordo com a diretora de gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Rosângela Sousa, o evento vem consolidar o sistema único de assistência social. A proposta é trabalhar políticas efetivas de assistência junto ao público que necessita.
“O SUS trata da saúde e o SUAS trata da assistência social. Então, por meio dessas ações, queremos transformar a política de assistência cada vez mais numa política de direito, trabalhando de tal modo que todos os beneficiados sejam efetivamente assistidos”, explica a gestora.
Em seu amplo conteúdo, o evento propõe discutir acerca das políticas de assistência social, seja em âmbito estadual e municipal. Durante as discussões, serão levantadas todas temáticas técnicas voltadas para a gestão municipal inseridas no SUAS.
“Estamos aqui para conversar, para aprimorar a política de assistência social, para tirar dúvidas. Enfim, para otimizar a gestão da assistência tanto em Picos, quanto nos demais municípios”, comenta a assistente social da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Picos, Ana Márcia Albano.
Na oportunidade, o prefeito Pe. Walimir Lima disse em seu discurso que a assistência social é uma das secretarias municipais de maior alcance social, pois trata diretamente da promoção da cidadania.
“É uma das pastas mais importantes ao meu ver, porque vai promover a dignidade, a cidadania e a inclusão, voltados sobretudo para os mais pobres. Por isso, esse seminário vai otimizar anida mais as diretrizes existentes”, comenta o gestor.
O referido Seminário reuniu 23 municípios que compõem o Vale do Guaribas, onde gestores e técnicos poderão discutir por dois dias, políticas assistenciais vigentes no país.
Fonte: CCOM