Agenda CulturalCidadeGeral

4ª Noite do Repente, da Viola e e da Poesia acontece em Picos

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]“São muitos os que apreciam a cantoria e o repente, como veículos de comunicação oral para o desenvolvimento , considerando que o a cultura popular fortalece e resgata a identidade, as idéias e os princípios de um povo. Tais manifestações culturais facilitam a compreensão da mensagem da grande massa, considerando que esta é realizada de forma horizontal. O cantador, como líder de opinião conhece a realidade e as formas de expressão de sua audiência. Traz dos sertões para as cidades o retrato da natureza, na sua expressão criadora, bem como o do rigor que castiga dentro de suas leis imutáveis. A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, especialmente no sertão, e que vem conquistando também o público das grandes cidades.

Repentista Rogério Meneses II
Repentista Rogério Meneses II

Uma nova geração desperta para divulgar através da cantoria o reflexo do comportamento humano. Nesta perspectiva é necessário apresentar essa riqueza de informações que pode transformar e direcionar um cidadão, tomando como ponto de partida a origem do repente e da cantoria e como diz Beltrão, é preciso entender e fazer-se entender para que os receptores não encontrem tantas dificuldades na mensagem e analisem esses mecanismos como um conhecimento científico e tecnológico dentro dessa nova hierarquização da comunicação de massa.

“Ninguém melhor do que o cantador para sentir a variedade de quadros que o cotidiano nos apresenta. Traz dos sertões para as cidades o retrato da natureza, na sua expressão criadora, bem como o do rigor que castiga dentro de suas leis imutáveis. O cantador, o legítimo repentista, é o mais feliz dos imortais, porque seu mundo não é o da maldade, não é do egoísmo, e, sim, o doce paraíso das imaginações criadoras”.

Do trabalho: “ A poética do Improviso de João Miguel Manzolillo SautchukTranscrevo aqui a sábia e patriótica expressão de Antônio Girão Barroso, conhecido escritor cearense: “Ai do país que abandona as raízes da cultura”.

Você que é amante da cantoria de versos improvisados ao som da viola, arte que encanta os que a apreciam, comece a se programar, porque vem aí, a 4ª NOITE DO REPENTE, DA VIOLA E DA POESIA…Com Rogério Meneses II e Luciano Leonel… Dia 05 de outubro, às 20 horas, no Ciranda-Espaço de Cultura e Lazer…..IMPERDÍVEL!!!! Vamos lá? Juntos?
Informações e vendas no MEK, LANCHONETE COISA NOSSA E FARMÁCIA N.S. DAS GRAÇAS e pelos telefones: 99729050, 34222488, 94051274. Vale a pena conferir.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.