ALERTA: Consumo de álcool e bebidas energéticas provoca danos a saúde
Um hábito que tem se tornado comum entre os jovens é a mistura de bebidas alcoólicas e energéticos. As bebidas energéticas são compostas por cafeína, uma substância que provoca sensação de alerta, aumentando o metabolismo e proporcionado maior energia, principalmente para se divertirem em festas e bares. No entanto, poucas são as pessoas que atentam para os malefícios das bebidas energéticas em combinação com o álcool.
O estudante Wyro Paiva, é um dos milhares de jovens que costumam combinar o álcool junto aos energéticos. O mesmo diz já ter sentido alguns efeitos devido à mistura. “Atualmente eu misturo várias bebidas, wisk, água de coco, mesmo sabendo dos riscos que pode me causar. Fazendo estas misturas em me sinto mais ativo, para ganhar mais energia na festa. Às vezes no outro dia me sinto mal”.
De acordo com a nutricionista, Daiane Borges, o consumo destas bebidas traz sérios danos a saúde. “O energético mascara o efeito do álcool, e a pessoa acaba bebendo e ingerindo uma quantidade de álcool excessiva. O risco é enorme porque quando o energético é consumindo com bebidas alcoólicas, ela pode provocar uma produção excessiva de adrenalina, e causa palpitações, dependendo da quantidade pode levar até a desidratação”, esclarece a nutricionista.
Com a chegada do período do carnaval o consumo destas bebidas aumenta. Daiane Borges acrescenta que uma solução saudável e que não diminui a sensação de energia são as bebidas isotônicas.
EFEITOS NO ORGANISMO
Você sabia?
Uma latinha de energético equivale a três xícaras de café;
O consumo de bebidas energéticas provoca náuseas, taquicardia, tremores, insônia, irritabilidade e zumbidos;
Bebida pode causar dependência;
Um em cada cinco universitários costumam misturar álcool com bebidas energéticas”.
Com informações da TV Picos