ad16
DestaquesGeralMunicípios

BNB lança em Picos, nesta quinta, programa para impulsionar atividade de cajucultura

O Plano de Ação beneficiará, inicialmente, 105 produtores, com incorporação de inovações tecnológicas e participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento.

O Banco do Nordeste lança, nesta quinta-feira (19), por meio de seu Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Plano de Ação Territorial da Cajucultura de Picos. A iniciativa objetiva oferecer crédito, bem como diversas outras ações voltadas para o fortalecimento da atividade no Território Vale do Guaribas, composto por sete municípios: Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Picos, além de Santo Antônio de Lisboa. O lançamento ocorrerá às 8h, no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos (ACINPI).

O Plano de Ação beneficiará, inicialmente, 105 produtores, com incorporação de inovações tecnológicas e participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento. O superintendente estadual do BNB no Piauí, Expedito Neiva, participará do evento, que também contará com presença do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial da Superintendência, Laércio Rodrigues, assim como do gerente do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento, Carlos Alberto Pinto Barreto, e equipe da agência BNB de Picos.

Atualmente, outros três Planos de Ação, voltados para as atividades de apicultura, piscicultura e bovinocultura de leite, estão em execução no Piauí. Até dezembro, outras iniciativas serão implementadas para as atividades de ovinocaprinocultura, bovinocultura e cajucultura.

Acelera Microcrédito

Também amanhã, a partir das 8h30, o Banco do Nordeste levará, gratuitamente, serviços à população de Valença, por meio da Ação Acelera Microcrédito, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença. Entre os serviços oportunizados, destacam-se aferição de pressão, maquiagem, palestra sobre empreendedorismo, apresentações culturais e atendimento negocial das equipes dos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo. Durante os eventos, haverá, ainda, exposição de produtos de clientes atendidos pelo microcrédito.

O microcrédito tem como características o acompanhamento aos empreendedores por parte de um profissional, com orientações individualizadas para melhor aplicação do recurso. Em todo o Piauí, de janeiro até 17 de setembro, R$ 759 milhões foram aplicados pelo Crediamigo, em mais de 329 mil operações. O programa atende pessoas que trabalham por conta própria, individualmente ou reunidas em grupos solidários, que atuam nos setores informal ou formal da economia, no comércio, serviços e indústria.

Já o Agroamigo aplicou, desde o início de 2019, outros R$ 178 milhões no Estado, distribuídos em 35 mil operações, para produtores rurais atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O microcrédito rural impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos agricultores familiares e a redução de desigualdades. A iniciativa Acelera Microcrédito de Valença é realizada em parceria com instituições, como Prefeitura Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença. Em 2018, o Acelera passou por 72 municípios da Região.

Josélia Beatriz Batista Teles Fortes – IMPRENSA – Banco do Nordeste
(86) 3216-8636 / (85) 99965-0339

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade