GeralPolíticaTodas as Notícias

Deputado Pablo Santos admite que PMDB está dividido em relação ao governo de Wellington

anuncio17 UNIFSA
Deputado estadual Dr. Pablo Santos
Deputado estadual Dr. Pablo Santos

O deputado picoense Pablo Santos (PMDB) declarou na manhã deste sábado, 21 de fevereiro, que o seu partido está dividido em relação ao governo do estado.

Pablo Santos ressalta ainda que o PMDB sempre foi um partido em que cada deputado tem o seu pensamento. É um partido que sempre respeitou a opinião de cada parlamentar. Ele informa que os membros da agremiação ainda não se reuniram para decidir os rumos a tomar, mas existem setores que defendem a permanência na oposição e outros não.

“A respeito de uma possível tentativa de aproximação do Governador com o seu partido, o deputado Estadual colocou que embora tenham sido adversários nas últimas eleições, com as candidaturas de Zé Filho (PMDB) e Wellington Dias (PT), PT e PMDB foram aliados em gestões anteriores. Porém, o parlamentar relatou que ainda há uma divisão: existem setores que aceitam participar do Governo e outros que defendem que o partido permaneça na oposição.

CONVITE

Sobre o convite do governador Wellington Dias para que ele participasse da base de apoio ao governo, Pablo Santos disse que entende ser a política a arte do diálogo, por isso não pode fechar portas para ninguém.

“Tivemos uma primeira conversa com o governador em dezembro, mas não chegamos a um entendimento e naquele momento decidimos não aceitar o convite. Entretanto, estamos abertos ao diálogo, não fechamos portas e podemos conversar sem problema nenhum” – declarou o deputado Pablo Santos.

Eleição da Alepi:

O deputado Estadual, Dr. Pablo Santos (PMDB), falou ainda sobre a mais disputada eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí dos últimos tempos. O parlamentar salientou que por estar em seu primeiro mandato preferira não tomar uma decisão sozinho e optou por seguir o grupo do PMDB, votando em Themistócles Filho (PMDB). “Graças a Deus a eleição já passou, eles já se sentaram, conversaram e se entenderam e a Casa está harmoniosa, não existiu nenhum problema, não existiu nenhuma ferida já que foi uma campanha muito respeitosa. Agora é todos se unirem em prol dos interesses do povo do Piauí”.

Aproximação com a Administração Municipal:

O parlamentar comentou também sobre as especulações que pairam nos bastidores da política local dando conta de uma possível aproximação do seu grupo político e do seu pai o ex-deputado Estadual, Warton Santos, com a administração do prefeito Kleber Eulálio, onde Dra. Verônica Danda, mulher de seu tio, bioquímico, Júnior Santos, assumiria a secretaria municipal de Trabalho e Ação Social (Semtac). Dr. Pablo enfatizou que na última eleição Dr. Júnior fora candidato a vice-prefeito na chapa de Belê Medeiros (PSB), justamente contra Kleber Eulálio. Nesse contexto, existem apenas especulações em torno desse assunto. “Nós não fomos procurados pelo prefeito Kleber Eulálio. Eu tive apenas uma pré-conversa com o deputado Nerinho, a respeito de alguma participação, porque ele foi convidado para [indicar] a secretaria de Saúde. Mas a gente não foi procurado e eu não posso afirmar categoricamente que a gente vai fazer uma parceria com o prefeito, Kleber Eulálio”, pontuou.

Bom relacionamento com Nerinho:

No que tange o seu relacionamento com outros políticos picoenses, Pablo revelou que respeita todos os grupos políticos, porém que hoje tem uma maior afinidade e amizade com o deputado e futuro secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho (PTB). Diante desse bom relacionamento, o peemedebista revelou que até mesmo um possível ingresso, do seu grupo político, no Palácio Coelho Rodrigues passaria diretamente por conversações com Nerinho. “Qualquer decisão que eu tomar eu gostaria sempre de ter esse contato próximo a ele”, anotou. Toda via, ele frisou que as portas estão abertas para os demais colegas. “O adversário de hoje é o aliado de amanhã e vice versa”.

Projeto prever a construção de vários hospitais

Cumprindo o que prometera durante a campanha, o deputado Estadual em primeiro mandato, Dr. Pablo Santos (PMDB), já começou a dar sua contribuição na Alepi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí) para que a Saúde do Piauí melhore. Médico dermatologista de formação, o peemedebista apresentou um Projeto solicitando a realização das chamadas PPP’s (Parcerias Públicas Privadas) no nosso Estado. O objetivo é a construção de hospitais em todo o território piauiense bem como a aquisição de equipamentos.

 “A parceria privada entra com o capital junto ao Governo do Estado e o Governo do Estado faz concessões junto à parceria privada. A iniciativa privada entra com os recursos e o Estado faz as concessões”, explicou Dr. Pablo. O parlamentar entende que o maior impasse nesse Projeto é a confiança dos investidores para com o Estado. Para que isso tenha consistência a matéria prever a criação de um Fundo Garantidor, que visa evitar um calote. “É um Projeto que já vem sendo desenvolvido nos Estados da Bahia e Minas Gerais e eu acho que pode sair aqui de modo que ajude muito a nossa Saúde”, completou.

O deputado frisou não enxerga alguma dificuldade por parte do Governo do Estado para que o Projeto seja sancionado. Haja vista que as PPP’s, não só na Saúde mais em várias outras áreas, faz parte da pauta de discussão tanto do Estado como da Prefeitura de Teresina. Isso ocorre devido à falta de aporte financeiro, dessas duas esferas políticas, para investir principalmente na melhoria da infraestrutura de todos os setores da administração pública.

“Então é preferível que a gente faça essas concessões justamente para fazer as coisas no nosso Estado”, analisou o deputado Pablo Santos acrescentando que as Parcerias Públicas Privadas, na área da Saúde, proporcionarão a população mais carente atendimentos em hospitais bem mais estruturados dos que os existentes atualmente. Contudo, ele lembra que para isso aconteça é necessária acima de tudo uma fiscalização rigorosa do Governo do Estado. “Justamente para ter um bom atendimento para a população. Nós vamos trabalhar, mostrar trabalho. Ninguém vai cruzar os braços para o que for de interesse do povo do Piauí independente de estar na oposição ou no Piauí. Vamos trabalhar pelo povo de Picos e do Piauí”, concluiu.

Suplente Belê Medeiros (PSB):

De acordo com o deputado Estadual, Dr. Pablo Santos, nesses primeiros dias do seu primeiro mandato, ele tem ouvido seguida vezes dos parlamentares, que participaram da última Legislatura, que pessoa que mais eles mais sentem falta na Alepi é da picoense, atual segunda suplente de deputado, Belê Medeiros (PSB). “Belê é uma deputada atuante, é uma deputada que é muito ligada ao povo e que tem muito serviço prestado na nossa Região”, destacou. Na avalição do parlamentar, a socialista merece voltar para Assembleia Legislativa. “Eu acredito que vai haver um entendimento para que ela possa voltar para aquela Casa. O Governador eu acho que já assegurou isso. Para o próprio Governo Belê estando na Assembleia Legislativa vai ser uma voz que vai defender o Governo e os interesses do Piauí ali naquela Casa”

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.