Marketing para Microempresas de alimentação – Delivery
Se você tem uma microempresa do ramo alimentício, essa matéria vai te ajudar a fazer um diagnóstico do seu negócio e dar um mapa com os caminhos para se posicionar bem no mercado.
Com o crescente número de Microempresas que abrem diariamente no ramo alimentício na nossa região, se posicionar no mercado e se destacar acaba sendo um desafio, e conhecer as estratégias de marketing e preocupar-se com a execução vai significar estar entre os melhores, e consequentemente, vender mais.
Há um conceito distorcido sobre marketing, no qual é confundido com propaganda. E não é a mesma coisa! Não estou aqui somente para te dar dicas de divulgação para sua microempresa de delivery, estou aqui para te ajudar a investigar mais fundo o seu negócio e por fim, te ajudar a atrair leads (potenciais clientes).
Quem está à frente de um negócio do ramo alimentício costuma se questionar do porquê as vendas caírem ou empancarem se o que produzem tem qualidade. Tá, e o que é qualidade pra você? Já parou pra se fazer essa pergunta? O significado de qualidade pra você pode não ser o mesmo para seu cliente, pois na verdade qualidade é uma união de fatores, não só uma comida deliciosa.
COMO OFERECER QUALIDADE AOS CLIENTES?
– Ouça seu cliente
Você já se preocupou em buscar opiniões dos seus clientes sobre seus produtos? Executar isso vai desde a perguntas simples ao seu cliente após a entrega do produto até a pesquisas de satisfação mais elaboradas.
É preferível que faça pesquisas de satisfação; Elabore um questionário e elabore perguntas para entender a experiência que seu cliente teve;
Sugestões de temas para perguntas:
– Sabor
– Diversidade do cardápio
– Embalagem
– Preço
– Atendimento (tempo, cordialidade, esclarecimento)
– Como ficou sabendo da empresa
– Tempo de entrega
– Grau de satisfação
– Pedir sugestões de novos produtos e/ou sugestão aleatória
Dar opções de respostas deixam o questionário menos cansativo, mas procure também mesclar com perguntas de respostas abertas para dar espaço a feedbacks inesperados. Você pode elaborar o questionário através do Google Forms, por exemplo, que é uma ferramenta gratuita e de fácil uso.
*Deixe claro que o cliente não será identificado e estará livre e a vontade para se expressar na pesquisa.
Obter esses feedbacks dos seus clientes lhe darão o mapa perfeito para prestar o melhor serviço e oferecer o produto ideal.
No fim, qualidade se resume a: Prestar um bom atendimento, ter agilidade, preço competitivo e um bom produto.
Mais dicas de marketing
– SAIBA PRA QUEM ESTÁ VENDENDO
É inadmissível que você não tenha a resposta de quem é seu público alvo, então, estude e saiba a predominância de gênero ao qual você vende, média de idade, dados geográficos, renda, profissões, e as necessidades que você vai atender, um exemplo:
– Microempresa de pizza (de modo geral): atende a necessidade de pessoas que querem comer algo diferente da rotina, gostoso, que não querem sujar a cozinha para fazer janta, que querem saciar a fome sem gastar muito ou simplesmente querem uma opção de lanche pra assistir um filme em grupo em um sábado a noite.
Pra chegar a essas respostas, de início, seria um sistema de cadastro de clientes, no qual a cada nova venda o cliente é cadastrado em um sistema com o máximo de informações possíveis, e a partir disso, gerar um relatório. Mas caso você AINDA não faça isso na sua Microempresa, indico outra pesquisa de perfil de cliente.
Saber essas informações te possibilitarão uma estratégia mais assertiva de como se comunicar e “tocar na ferida” do cliente.
– BENCHMARKING – ESTUDE A CONCORRÊNCIA
Avalie como se comportam seus concorrentes, não só os diretos, como também os que vendem outras opções substitutas.
Estude como eles atendem, o cardápio, o que vendem, como vendem, qual preço, como se comunicam nas redes sociais e pra enriquecer ainda mais seu banco de informações, sondar o motivo de os clientes comprarem lá.
Faça uma lista e compare as vantagens e desvantagens, pontos fortes e fracos de cada um. Com essas respostas será possível aprimorar seu negócio executando as melhores práticas que já estão dando certo.
– EXPLORE OS CANAIS DE MARKETING
Existem diversos canais de marketing para explorar, que para uma melhor efetividade, deve-se buscar agências com especialistas. Aqui citarei as principais:
Redes sociais (Instagram e Facebook) – Publique diariamente, mostre os bastidores, prove que se preocupa com a higiene, que usa os melhores produtos, faça enquetes, perguntas, grave vídeos e se posicione como autoridade no seu segmento. Explore as postagens de humor e boas fotos profissionais. Usar belas imagens da internet podem ser um tiro no pé.
Whatsapp – Apesar de também ser uma rede social, merece um destaque! Faça uma lista de transmissão com seus clientes e atualize-os sempre de promoções, novidades, cardápio do dia, mensagens que irão despertar deseja naquela determinada hora ou dia. É um disparo que tende a atrair e converter bastante, utilizada da forma correta.
Mídia paga – é uma estratégia muito eficiente para utilizar nas redes sociais, mas pela complexidade é indicado que somente profissionais de marketing administrem a execução.
Marketing de conteúdo – Processo de criação e publicação de conteúdo personalizado para seu negócio;
Marketing de influência – Utilizar influenciadores e formadores de opinião para comprovar a qualidade do seu serviço e produto para um grupo de pessoas.
Anúncio impresso – A eficácia dessa ferramenta dependerá de um número de fatores para que não seja dinheiro jogado fora igual os panfletos entregues da maneira errada são. Mas dependendo da estratégia, abordagem e conteúdo do material pode dar certo!
Uma agência de marketing pode te ajudar em todo esse processo para que você invista de forma eficiente e eficaz, como por exemplo a Agência Ideia7 em Picos-PI.
– INVISTA EM DEGUSTAÇÕES
Inovar é obrigatório para quem quer se manter firme no mercado, e para inovar nesse segmento, criar novas receitas, novas combinações, novos produtos é imprescindível. E para isso, é interessante investir em porções de degustação.
Envie pequenas amostras de novos produtos nas entregas, ou até mesmo brindes para aquele cliente que não apareceu mais. Mostre as caras e apresente novidades.
Degustação serve até mesmo para quem está começando agora no ramo, pois o novo ainda não tem credibilidade, e oferecer um bom produto para as pessoas conhecerem te farão subir de nível de forma mais rápida.
– FAÇA OFERTAS EXCLUSIVAS
Despertar o sentimento de escassez é uma estratégia de neuromarketing muito poderosa. Exclusividade funciona como um gatilho mental, então termos como: “ É por tempo limitado!”, “Poucas unidades”, ou brindes despertam o sentimento de escassez e faz os consumidores despertarem o desejo inconsciente de ter o privilégio de adquirir.
Você agora tem em mãos um mapa básico eficiente para colocar em prática e ter eficácia nas vendas e no bom posicionamento no mercado. Sou administradora, especialista em marketing e sócio fundadora da Agência Ideia7, e estamos prontos para te ajudar a executar tudo isso e fazer uma avaliação personalizada e mais complexa da sua Microempresa de delivery alimentício.