Depois de passado quase 30 dias do início do recadastramento biométrico na justiça eleitoral em Picos, tanto na 10ª como na 62ª zona respectivamente, o fluxo de pessoas tem sido cada vez maior durante os últimos dias, principalmente no início de janeiro.
Para a realização do recadastramento é preciso levar um documento original com foto, como RG, o título de eleitor, CPF, e um comprovante de residência onde todos eles devem ser acompanhados de cópias.
De acordo com Luis Borges de Souza Neto, chefe do Cartório Eleitoral da 10ª Zona, o recadastramento tem como objetivo habilitar ainda mais eleitores brasileiros para votar nas urnas com leitor biométrico, o que deve ocorrer já nas eleições municipais de 2012.
“As filas tem sido enormes, pois o número de pessoas para serem atendidas tem chagado a mais de 180 por dia só em agendamento pela internet, já o atendimento normal, fora do agendamento, é o que dar para atender, não tem um número preciso por dia”, informou o chefe do cartório eleitoral.
Ainda segundo Luis Borges, para o reconhecimento individual são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que está sendo efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados serão coletados por um scanner de alta definição.
Agoraed
Edição: Roger Bezerra