Psicóloga Graça Moura realiza palestra com tema “Motivar-se, p’ra quê?”
No início da cada ano, pessoas do mundo inteiro desejam renovar suas forças, fazendo vários programas para que o ano seja bom e tenha êxito!
Por isso nada melhor do que iniciarmos o ano buscando a auto-motivação.
Com esse desejo convidamos você a marcar presença nesta palestra. Com horário e data marcada abaixo!
Data: 20 de janeiro de 2012
Horário: 19:00h
Local: Auditório Dom Hélder Câmara – CTD – Centro de Treinamento Diocesano
Objetivo Geral: Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas interessadas em elevar seu grau de informação para expressão de suas competências pessoal e profissional.
Palestrante : Dra Graça Moura – Psicóloga- Formada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Contatos :9911-2641/8102-5061
A MOTIVAÇÃO E SEUS MISTÉRIOS
Se muito já sabemos, muito mais precisamos aprender sobre MOTIVAÇÃO.
Ouço demais a palavra motivação, aqui, ali e acolá. De tantas formas e de tanto jeito que já perdi a conta: O que falta a esses alunos é motivação; os professores andam desmotivados; preciso de motivação; o chefe está desmotivado; aquele não tem motivação para nada; o que falta naquela equipe é motivação; meus funcionários estão desmotivados; o grupo não caminha porque é composto de pessoas sem motivação…
Guardo também a viva lembrança do primeiro aprendizado sobre o assunto, que chegou ilustrado com a imagem do chicote e da cenoura. Alguém se lembra? Aquela onde aparece uma pessoa (espécie de patrão montado num jumento) com um chicote na mão e acenando a uma pequena distância, uma bela e apetitosa cenoura. Essa imagem ilustrava o sistema de recompensa e castigo (que não deixa de ser uma forma de motivar).
A cenoura na frente do nariz do jumento e o chicote pronto para lhe espancar o lombo, deixa o animal de forma alternada, seduzido e impelido (motivado?) em direção aos objetivos do seu proprietário e não aos seus próprios objetivos. Talvez more por aí o perigo…
Se o jumento chega a comer a cenoura a gente nunca sabe; agora o chicote, ah, isso ele sente, “inclusive pelo medo de ser privado de sua subsistência”.
Não quero ser ingênua e afirmar a TOTAL ineficácia desse “método motivacional” visto que a cenoura representa o dinheiro e o eventual conforto que o mesmo pode comprar. Sei também que para muitos, ainda é o chicote que os obriga a cedo acordarem, levantarem e encaminharem-se para um trabalho com o qual não se identificam e muito menos sentem-se motivados para fazê-lo. Mas não tenho dúvida: a palavra-chave para quem quer ser sempre motivado, inclusive para a vida, é auto-motivação.
Ninguém motiva ninguém. Motivação é um processo complexo e interno. Assim como a mudança, exige escolha pessoal e acontece de dentro para fora e não de fora para dentro como imaginam e pensam alguns.
Importante não confundir SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES COM MOTIVAÇÃO. Essa não pode ser imposta.
Modernamente podemos afirmar que se as Instituições querem pessoas motivadas, devem começar a criar, desenvolver e manter climas psicológicos saudáveis que permitam às pessoas o livre desenvolvimento de seus desejos, talentos e potencialidades.
Vamos lá, juntos?
They offer unparalleled advice on international healthcare.
where to buy generic lisinopril prices
Always attuned to global health needs.
Offering a global gateway to superior medications.
get cheap lisinopril
Their international partnerships enhance patient care.
Impressed with their dedication to international patient care.
gabapentin and divalproex
The pharmacists are always updated with the latest in medicine.