ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Tempo frio marca final de semana no sertão piauiense

A mudança de tempo aconteceu com a intensidade de temperaturas baixas no sul do país e correntes de ventos.

Os picoenses e população circunvizinha foram surpreendidos, durante o último final de semana, com uma baixa temperatura climática. A reação de surpresa se deu devido ao período estacional de verão que já se iniciou.

Além do tempo frio, teve muita ventania e céu nublado, ocorrendo chuvas rápidas em algumas cidades no entorno de Picos, como em São José do Piauí.

Segundo explicou o climatologista Werton Costa, essa condição estacional é oriunda do Sul do país que, por estar em uma fase muito intensa, expandiu-se e chegou até o Norte e Nordeste do Brasil.

Fim de semana foi marcado por tempo frio, chuva e muita ventania no sertão piauiense – Foto: Jaqueline Rajner

“Do ponto de vista estacional ou astronômico, o extremo sul do brasil vivencia o inverno, caracterizada por uma estação de ar seco e frio, ou seja, baixas temperaturas. Em muitos momentos, essa condição estacional é determinada pela formação de grandes sistemas de circulação de ar, as chamadas massas frias ou polares. Essa entrada do ar polar geralmente fica limitada aos três estados do Sul, parte do Sudeste e alguns pontos do Centro-Oeste. Porém, em momentos de maior intensidade, como este que estamos vivendo, nos últimos dois dias, o ar polar consegue chegar, de forma um tanto enfraquecida na região Nordeste e provocar, principalmente, nos municípios limítrofes com a Bahia, com o Pernambuco e sul do Ceará, a chamada Faixa Sertaneja, uma sensível redução de temperatura, provocando a menor temperatura mínima do ano”, explicou ele.

O professor Werton Costa disse ainda que a grande diferença entre as temperaturas das regiões brasileiras influencia na formação dessa condição de tempo frio.

Professor e Climatologista Werton Costa – Foto: Arquivo Pessoal

“Então, podemos atribuir à entrada vigorosa do ar polar, essa redução de temperaturas e uma maior velocidade dos ventos, provocada pela grande diferença de temperaturas, que hoje se estabelece entre o Norte e Nordeste e entre o Sul e Sudeste do Brasil”, destacou.

Ele destacou que, até o próximo final de semana, as temperaturas mais baixas persistirão e, conforme o passar dos dias, vai perdendo a força e retornando à condição de tempo habitual – mais seco e quente.

“A condição de tempo frio permanece durante esta semana e vai perdendo força até o fim de semana essa característica”, concluiu.

Acompanhe a entrevista completa com o climatologista Werton Costa:

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade